Os finalistas do 22º Concurso Qualidade Minasul de Café estão divididos entre 20 da categoria Café Natural e 10 de Cereja Descascado. As amostras do concurso realizado pela Cooperativa de Varginha (MG), Minasul, são da safra 2014/1015 e a nota de corte do Concurso foi 83,5 pontos, com todo o processo feito por comissão de juízes composta de Q Graders que seguiram o protocolo da SCAA – Specialty Coffee Association of America, a Associação Americana de Cafés Especiais. Foram analisados aspectos como aroma/fragrância, sabor, corpo, acidez e after taste (sabor residual).
Foram inscritas 134 amostras sendo 103 de naturais. A prova dessas amostras foi realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, no laboratório do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul. A revelação dos finalistas apontou que, nesta edição do Concurso Minasul, houve amostras representativas de quatro das cinco regiões produtoras mineiras: Sul, Chapada, Mantiqueira e Matas de Minas. “Isso mostra que, com o trabalho desenvolvido na identificação de cafés com potencial para bebida mole, produtores que nunca participaram de Concursos de Qualidade, foram selecionados para a final. É uma pena ter que escolher apenas 30 amostras, pois a cada ano, a qualidade vem melhorando, deixando nosso Concurso cada vez mais competitivo”, comentou o supervisor do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados, Francisco Lentini.
O nome de todos os finalistas pode ser conferido no site da Minasul. Serão premiadas as 5 melhores amostras de cada categoria.
Serviço
Premiação 22º Concurso Qualidade Minasul de Café
Quando: 30 de outubro
Onde: Salão de eventos do Krauss, bairro Jardim Morada do Sol, Varginha (MG)
Mais informações: https://www.minasul.com.br/