ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso Qualidade Cafés de Minas inicia etapa de prova das amostras selecionadas

AGENDA DO PRODUTOR

EM 08/10/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Começa nesta sexta-feira, 09 de outubro, a próxima etapa do 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, no município de Machado. Até sábado (10 de outubro), provadores especializados em café se dedicarão a fazer a análise sensorial da bebida, feita a partir das 337 amostras pré-selecionadas na primeira etapa, de um total de 960 inscrições. Os especialistas avaliarão características como doçura, acidez e corpo, na chamada "prova de xícara". A região que mais enviou amostras de café foi o Sul de Minas, mas o concurso recebeu também cafés do Cerrado, Chapada de Minas e das Matas de Minas.

Nesta segunda etapa, serão selecionados 30 cafés de cada uma das categorias participantes (Natural e Cereja Descascado), segundo o gestor do concurso e coordenador estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Marcos Fabri Júnior. Para a última etapa, serão classificados os cafés provados, em ordem crescente de qualidade, do 1ª ao 30º lugares. Os cinco primeiros colocados do ranking dos 30, participarão de leilão dos lotes de cafés, no dia 05 de novembro, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a partir das 13 horas.

"Na cerimônia de premiação do concurso, que coincide com o leilão dos finalistas, serão homenageados aqueles cafeicultores que, além de terem um café de excelente qualidade, também preocupam com a sustentabilidade do processo de produção", afirma o gestor. Fabri Junior ressalta que o café certificado não é uma categoria à parte dentro do concurso, que continua tendo como objetivo aferir a qualidade final do produto, em características físicas e sensoriais.

Para Fabri, além de dar mais visibilidade ao café produzido no Estado, o concurso possibilita a abertura de mercado à cafeicultura familiar. Segundo ele, a importância do evento consiste em mostrar para o país e o mundo, a qualidade do produto produzido no estado e ao mesmo tempo "dar oportunidade à participação dos pequenos e médios produtores, que geralmente ficam à parte em eventos semelhantes".

O Concurso de Qualidade Cafés de Minas é uma realização do Governo do Estado, por meio da Emater/MG, e da Ufla. A iniciativa tem como parceiros: o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Centro de Excelência de Café de Machado; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sul de Minas (Campus Machado); Polo de Excelência de Café de Machado e Polo de Excelência de Café de Viçosa, além de várias instituições da iniciativa privada.

Com informações da Agência Minas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures