No dia 21 de maio, durante o evento Sabor da Colheita, realizado no Instituto Biológico, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, anunciou o Concurso Estadual de Café, que visa premiar os dez melhores cafeicultores do estado.
Alexandre Grassi, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), explica que o objetivo desta iniciativa, além de promover uma premiação oficial para os produtores, é dar ainda mais visibilidade ao café produzido no estado.
"Queremos valorizar o trabalho do cafeicultor do estado de São Paulo na obtenção de cafés de qualidade. A história do café, no Brasil, passa por São Paulo. Por muitas décadas, a cafeicultura paulista impulsionou a economia do país. O brasão do estado, inclusive, exibe dois ramos de cafeeiro. Temos tradição na cafeicultura. O café paulista é de excelência! Nosso concurso chega para ressaltar a participação de São Paulo no estímulo à adoção das boas práticas de cafeicultura, independentemente do tamanho da propriedade. E sabemos que o investimento em qualidade dá retorno positivo ao produtor”, destaca.
O edital, em elaboração, deve prever a entrega das amostras nas Regionais da CATI. As provas serão feitas às cegas por uma banca de provadores escolhidos por chamada pública, com auxílio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). O ranking de pontuação definirá os vencedores. “As particularidades regionais continuam nos concursos regionais, mas teremos um certame que englobará todos os produtores, de forma indistinta”, comenta Grassi.
As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.