A 17ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) promete levar a Guaxupé (MG) toda sorte de inovações e melhorias em equipamentos e processos para elevar a qualidade da produção nas lavouras de café. A feira acontece de 21 a 23 de fevereiro e contará com a presença de cerca de 130 expositores.
Com o tema "Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso", o evento deve reunir 35 mil visitantes. Entre os produtos inovadores prometidos está a carreta com kit medidor da quantidade de café colhido, que no processo de carregar a carreta, mensura o volume. Outra inovação vem em forma de soluções de energia sustentável como a solar, por meio de painéis fotovoltaicos.
A Femagri vai disponibilizar aos produtores opções de financiamento para adquirir os produtos: por linhas de crédito bancário e por meio da operação barter, em que o café é a moeda de troca para o pagamento.
Outros espaços
No espaço Fazendinha, serão apresentadas soluções sustentáveis que podem promover a produção responsável nas propriedades. Dos temas trabalhados, destacam-se o manejo pós-colheita do café para melhoria da qualidade, uso do mulching na cafeicultura (lona de filme plástico que cobre o solo), armazenamento correto de defensivos e tecnologia de aplicação, tratamento de esgoto doméstico, cafeicultura de precisão, entre outros.
Os visitantes também poderão conhecer na feira o Espaço Pecuária, onde acontecerão demonstrações de animais de elite leiteira e de corte. Será exibido, por exemplo, o sistema Compost Barns, que provém mais conforto térmico para o gado leiteiro.