Nesta quarta-feira (30), a Climatempo realiza o primeiro de uma série de três seminários on-line sobre eventos climáticos, com Soren Andersen, CEO da StormGeo. O aumento da atenção mundial para os impactos das mudanças climáticas tem alertado sociedades e empresas para a importância da meteorologia.
Ao acompanhar os fenômenos climáticos, em especial eventos extremos como tornados e enchentes, por exemplo, as empresas desse segmento reúnem um banco de dados para auxiliar a sociedade e empresas de segmentos variados a definir seus planos estratégicos de negócios. Da agroindústria ao mercado de seguros, da moda ao setor energético e imobiliário, os fenômenos climáticos impactam a economia de forma significativa.
“Contar com bases de dados meteorológicos é essencial às empresas. Nos últimos anos, temos assistido a um aumento significativo dos fenômenos climáticos extremos. Nesse sentido, atuar de forma planejada traz mais previsibilidade aos negócios. As mudanças climáticas já estão em curso, por isso é preciso estar preparado”, afirma Carlos Magno, CEO da Climatempo, empresa de referência em serviços de meteorologia no Brasil.
Além do impacto direto no agronegócio, a previsão do tempo pode influenciar desde estratégias comerciais a opções de investimentos no setor financeiro. Em lojas de roupas, a previsão de chuva ou sol deve ser levada em conta nas vitrines, além de também poder auxiliar na montagem de estoques para as estações. A expectativa de dias mais frios pode colocar alguns alimentos a ganhar destaque nos supermercados, turbinando suas vendas. Na indústria, isso pode significar a diferença entre ter ou não o estoque de produtos que podem ficar encalhados, gerando custos, apenas para citar alguns exemplos.
O evento também contará com participações de Carlos Nobre, climatologista brasileiro e atualmente pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP; Marcio Astrini, Secretário-Executivo do Observatório do Clima e ambientalista; Paulo Artaxo, professor e pesquisador do Instituto de Física da USP sobre mudanças climáticas globais; e Gilca Palma, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento na Climatempo. A mediação será de Matthew Shirts, co-criador da plataforma de conteúdo climático Fervura.
As inscrições gratuitas para o evento já estão disponíveis aqui.
Serviço
Climatempo Sustainability Summit – Aquecimento global e os eventos climáticos extremos no Brasil
Quando: 30 de junho
Horário: 19h
Inscrição: www.sustentabilidade.climatempo.com.br/