Com foco na “Qualidade, Mecanização e Produtividade” acontece na semana que vem, entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, a 26ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro.
A Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio promoverá a Central de Negócios (Acarpa). O evento tem como objetivo fortalecer o conhecimento e dar estímulo aos negócios da região, sendo uma forma de dar visibilidade às iniciativas da cafeicultura e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e ações.
A Acarpa acredita que a aliança de experiência e inovação trará grande alcance ao seminário, o qual valerá a pena participar, pois vai proporcionar discussões entre os principais temas e sobre como avançar ainda mais dentro de cada segmento.
Confira a programação completa
02/10
10h - Benção das instalações, início do credenciamento e Abertura Oficial (AUDITÓRIO ARENA ACARPA).
11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.
13h - Café: importância socioeconômica e ambiental/ UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
13h50 - Menor Custo, muitas Vantagens (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Leslie Cruvinel/COOPA.
14h - Gestão de Frota (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Indicadores de Eficiência para Gestão da Mecanização na Cafeicultura – Rogner Avelar. Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA, doutor em Fitotecnia pela UFLA e consultor no projeto EDUCAMPO/ EXPOCACCER. Software – Saulo Arvelos Alves/Apli Sistemas. Possui 12 anos de experiência em implantação/consultoria em ERP. Já atuou como analista de implantação na TOTVS-TM, e em 2010 idealizou a KS Consultoria, empresa especializada em implantação ERP Microsiga Protheus (TOTVS).
Case de Sucesso - Fernando Beloni. Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Sócio-diretor da AGROBELONI, empresa que atua na produção de hortifrutigranjeiros, café e grãos, na região do Alto Paranaíba – MG. Participação SENAI.
14h40 - Benefícios do organomineral na cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: D.Sc. Carlos Henrique Eiterer de Souza/Vitória Agro.
15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
15h30 - Sustentabilidade: uma nova visão (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Gilvania Bedin/COOXUPE.
16h – Agricultura Digital na Prática: como os cafeicultores utilizam as novas tecnologias para tomada de decisão (AUDITORIO ARENA ACARPA): Maria Luisa Aguiar. Formada em Eng. Agronômica | ESALQ - USP. Profissional com sólida experiência na liderança de equipes de alta performance e transformação digital. Atuou em empresas como Dow Agrosciences e Cabify. Diretora Comercial na Agrosmart.
16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
16h20 - Manejo Inteligente Biopotente na sustentabilidade da cultura do café (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Robson Luz Costa/Laboratórios Farroupilha.
16h30 - Preparo e Plantio (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Preparo do solo para plantio – Rodrigo Ticle Ferreira. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do curso de pós-graduação “Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado” da UNIPAM. Consultor do projeto Educampo Coopercitrus/SEBRAE. Novas tecnologias em Preparo do Solo e Plantio: Ronaldo Cabrera - Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia. Consultor em Manejo de Solo, Adubação e Nutrição de Plantas. Roberto Shiniti Sako - Diretor-presidente da MAFES. É Técnico Mecânico formado em projeto de máquinas pela ETEP. É autor do sistema de correção e preparo profundo do solo para a cultura do café.
17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
17h- Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
17h10 - Licenciamento Ambiental Municipal (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrantes: Pedro Augusto Rodrigues dos Santos e Caio Marcos Veloso/SMMA.
18h - Controle Ecológico da Broca de café via tritura. (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Guilherme Ribeiro/TRITUCAP.
19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
19h - 1º Encontro de Mulheres que inspiram o Cerrado Mineiro (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Ângela Maria de Souza Faria (APPCER EMATER) Vera Lúcia Pazotto (ACARPA) Inês Maria Alberton Fiebig (COOPA) Kenya Silva (Câmara da Mulher Empreendedora das ACIP/CDL) Mariana Heitor (EXPOCACCER E FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO) Yêda Fernal (Presidente da FEDERAMINAS MULHER) – moderadora Palestra motivacional com participação especial da Jornalista Paula Varejão, apresentadora do Programa “Tá na Hora do Café” exibido pelo canal Mais GloboSat.
03/10
11h - Almoço com pequenos produtores (convites).
11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.
13h - Associativismo e Qualidade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Sérgio Brás Regina. Engenheiro Agrônomo formado pela ESAL, hoje UFLA, pós-graduação na mesma instituição. Coordenador estadual de culturas da EMATER-MG.
13h - Manejo da fertilidade e das variabilidades na cultura do café (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrantes: Vitor Queiroz e Leandro Henrique Gomes/ NATIVA.
13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
13h50 - Economia Solidária/Degraf (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
14h - Educação Financeira – Em busca da Sustentabilidade Financeira (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Luciano Cabral Heringer - Sicoob Coopacredi. Pós-graduado em Gestão Estratégica e Transferência da Informação pela Faculdade de Administração de Governador Valadares e em Direito Notarial e Registral pela PUC-MINAS. É Educador Financeiro com certificação pelo Banco Central do Brasil e membro da ABEFIN - Associação Brasileira de Educadores Financeiros
14h - Qualidade da operação no benefício de café: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI(ARENA CERRADO).
14h40 - Manejo integrado de nematoides (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Bruno Gabriel de Carvalho/TIMAC.
15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
15h30 - Cafés de Qualidade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Demanda Nacional e Internacional - Joel Shuler. É o fundador da Casa Brasil Coffees, o primeiro torrefador dos Estados Unidos a focar exclusivamente em Cafés Especiais Brasileiros. Possui mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras com especialização em processamento pós-colheita de café. A Arte de Fermentar Café: recomendações para produção de cafés especiais – Gilberto Vinicius. Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Microbiologia Agrícola pela UFLA, doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutor em Biotecnologia Agroalimentar pela UFPR.
15h30 - Influência do ataque de broca na comercialização e qualidade do café/FMC (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
15h30 - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA)
16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
16h - Novas tecnologias na operação de tratores: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI (ARENA CERRADO).
16h30 - Projeto Mulheres Transformadoras com a aula show sobre a Cultura do Café (exclusivo ao público feminino) / APPCER (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
17h - Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
18h - Premiação do Concurso de Qualidade de Café Fairtrade da APPCER (AUDITÓRIO ARENA ACARPA).
18h – Apresentações de trabalhos científicos/UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
20h - Solenidade do Prêmio de Produtividade ACARPA (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Apresentação pela Jornalista Paula Varejão, apresentadora do Programa “Tá na hora do Café” exibido pelo canal Mais GloboSat (Convites especiais)
04/10
09h às 11h - Circuito Mineiro de Cafeicultura - Dia de Campo EMATER: Fazenda Bom Jardim, propriedade do cafeicultor Charles J. C. Aguiar. Acesso: Trevo Café Mineiro sentido BR 462 – Patrocínio/Perdizes. Siga 3km, entre à direita no acesso à Comunidade de Pedros; em 8km, vire à esquerda no sentido da Comunidade de Pedros; a 3,9km, vire à direita. Siga 1,25km e entre à esquerda, depois siga 2,5km até a Fazenda Bom Jardim.
11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.
13h - Inovações tecnológicas na irrigação do cafeeiro (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): André Luís Teixeira Fernandes. Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ/USP, mestrado em Irrigação e Drenagem (ESALQ/USP) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
13h - Café: importância socioeconômica e ambiental/ UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA): Capacidade para 20 pessoas.
13h50 - Sistema integrado de Pulverização na Cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Sinésio Donisete Zerneli/CAMDA.
14h - Perfil de solo e raiz, contribuição para um ambiente de produção para um café de alta qualidade e performance (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Henry Sako. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz com pós-graduação pela Ohio State University. Possui especialidade na área de Manejo de Fertilidade e Nutrição de Plantas.
14h - Qualidade da operação no benefício de café: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI(ARENA CERRADO).
14h40 - Manejo de Solos (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Telmo Amado/PROTEC e Aminoagro.
15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
15h30 - Nutrição e técnicas de alta produtividade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Alysson Vilela Fagundes - Engenheiro Agrônomo com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Pesquisador da Fundação Procafé nas áreas de nutrição, fertilidade, podas e manejos gerais da lavoura cafeeira. Alexandrino Lopes de Oliveira - Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP. Mestrado em Enxertia em Café e doutorado em Antecipação da Produção do Café (ambos pela UFLA). Trabalha com pegamento da florada e propagação vegetativa do café arábica pelo método de enxertia
Caio Eduardo Lazarini Garcia - moderador. Formado em Engenharia Agronômica, pós-graduado em Gestão do Agronegócio Café e em Manejo de Solos pela USP. Consultor Técnico e Gerencial do Projeto EDUCAMPO/EXPOCACCER.
15h30 - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
15h30 - Aumento de produtividade e qualidade de grãos com uso de água magnetizada na cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Pedro Couto/TIMOL.
16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
16h - Novas tecnologias na operação de tratores: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI (ARENA CERRADO).
16h30 - Desafios frente a restrição de defensivos na cafeicultura/EDUCAMPO/APPCER (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).
17h - Bicho Mineiro: principal praga do nosso Cerrado (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Júlio César de Souza. Engenheiro Agrônomo e pesquisador da EPAMIG em Lavras/MG. Como entomologista, atua nas áreas de levantamento, Bioecologia e controle de pragas, trabalhando com todas as pragas e culturas. Formado em Engenharia Agronômica pela UFLA. Mestrado em Entomologia na ESALQ/USP e doutorado em Fitotecnia, área de concentração em entomologia, na UFLA.
17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
17h - Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).
19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA)