Com o objetivo de evidenciar experiências de sucesso no mercado através do incremento de qualidade dos cafés, a Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave) promoverá, nos dias 18 e 19 de novembro, um Fórum voltado para os produtores da região, na cidade de Santo Antônio do Amparo (MG).
O evento contará com debates sobre qualidade, sustentabilidade, produtividade e mercado. Além disso, também será exibido o primeiro vídeo sobre a cafeicultura da região, com a abordagem sobre o processo da Indicação Geográfica para os 17 municípios pertencentes ao circuito.
Nomes conhecidos nacional e internacionalmente estarão presentes. Durante toda a programação acontecerá uma feira dos patrocinadores. Confira abaixo a grade:
18/11 (segunda-feira)
9h – Abertura Oficial com a presidência da Acave
9h30 – Reconhecimento aos produtores que participarão da fase final do I Concurso Taça do Campo
10h – Painel “Produtividade, sustentabilidade e qualidade’
Dr. Gladyston Rodrigues Carvalho – pesquisador da EPAMIG coordena projetos em manejo da lavoura e melhoramento genético do café. Fala da experiência de produtividade e dos varietais.
Maurício Malvoni – auditor da IBD certificações. Discute a evolução das certificações e dos programas de sustentabilidade nos últimos 20 anos.
Carmen Lúcia Chaves de Brito (Ucha) – produtora de cafés especiais, é proprietária das Fazendas Caxambu e Aracaçu. É presidente da BSCA. Partilha e analisa a evolução dos cafés especiais no Brasil nos últimos anos.
12h – Almoço
14h – Painel “Mercado de cafés: dados, desafios e perspectivas“
Guilherme K. Morya – analista sênior do Rabobank. Fala sobre os desafios e oportunidades para Cafeicultura Brasileira, elencando dados sobre estoques, demanda e experiências internacionais em países como Vietnã e Colômbia.
João Moraes – gerente global de soluções para Café da Yara Fertilizantes. Aborda o Programa de mitigação de riscos,
Archimedes Coli Neto – Centro de Comércio de Café de Minas Gerais. Traz sua experiência na análise de mercados e discute os dados recentes acerca de produção, estocagem e oportunidades.
16h – Painel “Mercado consumidor: possibilidade de expansão e experiências inovadoras’
Patricia Carvalho – gerente do projeto “Florada” da 3 Corações. Aborda o sucesso do projeto da empresa e aponta caminhos para agregar valor.
Representante da Campos Coffee – partilha a partir da visão de um torrador de cafés especiais da Austrália, que atendeu mercado de hotéis, restaurantes e cafeterias.
Gelma Franco – proprietária da IL Baristas Cafés Especiais. Fala sobre e mercado de cafés especiais no Brasil a partir da perspectiva dos pequenos torradores e redes de cafeterias.
19/11 (terça-feira)
9h – Prova do Concurso de Qualidade de Café do Campo das Vertentes
13h – Leilão dos melhores cafés do Campo das Vertentes
16h – Encerramento