A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, gestora da Região do Cerrado Mineiro e da secretaria executiva do Consórcio Cerrado das Águas, participa no próximo domingo (18) do Fórum Mundial da Água, com o painel "Contribuindo para a provisão de água no Brasil: exemplos de mobilização por parte de governos locais, setor privado e sociedade civil”.
O painel será às 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Participam Guilherme Amado, da Nespresso; Alvaro Vallejo, da União Internacional para Conservação da Natureza; e Pedro Jacobi, da Universidade de São Paulo.
“Seguimos com o nosso propósito de incentivar as pessoas do mundo do café a fazerem mais e melhor, levando em conta que a água é um recurso vital e que estamos focados em manter este recurso adotando cada vez mais práticas sustentáveis, e isso somente é possível ser feito constituindo uma rede de parceiros como temos no Consórcio”, disse Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
O Consórcio Cerrado das Águas é uma iniciativa pioneira na América Latina para a manutenção dos recursos hídricos na Região do Cerrado Mineiro. A plataforma multissetorial reúne atores de importantes cadeias produtivas no Cerrado, de forma que estes possam trabalhar juntos para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dos quais dependem. O consórcio atua na manutenção dos recursos hídricos em sua área piloto, a bacia córrego Feio, no município de Patrocínio (MG), principal produtor de café do Brasil. A iniciativa deve ainda ser levada até outras bacias a fim de engajar novas cadeias produtivas.