A segunda edição do Concurso Campeões das Origens Brasileiras, realizada pela Cafebras, já está com as inscrições abertas até o dia 20 de setembro. A iniciativa, lançada em 2022, tem como objetivo celebrar as origens produtoras de café, valorizando as pessoas que produzem e investem na melhoria contínua e na produção sustentável, expressando, assim, o potencial e as diversidades dos cafés brasileiros. A primeira edição recebeu mais de 340 amostras.
Podem participar cafeicultores com propriedades rurais nas seguintes regiões: Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo, com café da espécie arábica (coffea arábica) que preencham os requisitos estabelecidos pela escala da Specialty Coffee Association (SCA), com pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed, ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica.
“Na primeira edição fomos surpreendidos positivamente pela boa aceitação por parte dos cafeicultores das regiões em que atuamos e isso nos motivou a darmos sequência à iniciativa que busca enaltecer e valorizar o trabalho do cafeicultor, promovendo o reconhecimento dos cafés brasileiros dentro de nosso País e as diversidades de aromas e sabores que cada terroir, variedade, altitude, clima, processo, podem nos apresentar pela dedicação dos produtores em um lote produzido. Nossa expectativa para essa segunda edição é de que mais produtores se interessem pela iniciativa que vai além da premiação em si”, avalia Eustáquio Miranda, CEO da Cafebras.
Premiação
Serão premiados, em primeiro e segundo lugares, cafeicultores de cada região participante, ou seja, serão seis cafeicultores vencedores com o primeiro lugar e seis cafeicultores com o segundo lugar, representando a sua origem e tendo como prêmio, respectivamente, os valores de R$ 10 mil e R$ 6 mil reais pelo lote de duas sacas.
Em 2022, como forma de reconhecimento ao campeão de cada origem, foi lançado, pela Coffee ++, empresa parceira e apoiadora da iniciativa, no mercado brasileiro, a cada bimestre, uma Edição Especial e Limitada de cada vencedor por região. Há ainda dois lançamentos a serem promovidos ainda este ano e para 2023, a ação será repetida.
A Coffee ++ definiu, por sorteio, a ordem dos lançamentos. Em cada edição, uma por região, foram enfatizadas as características do lote vencedor, variedade do café, processo de produção além de informações da região produtora e história de vida do(a) cafeicultor(a), ampliando o conhecimento sobre os sabores de cada origem produtora dos cafés brasileiros participantes do concurso.
Já os cafés dos segundos colocados foram apresentados na cafeteria do Museu do Café, em Santos (SP) ao longo do ano de 2023 e foram explorados por baristas nos cursos oferecidos pela entidade.
Inscrições
As inscrições ocorrem até 20 de setembro e serão realizadas através do preenchimento de formulário de inscrição nas unidades da Cafebras, cujo regulamento e informações sobre o concurso podem ser acessadas no site.