ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café e biodiversidade marcam Simpósio Internacional de Biodiversidade na UFLA

AGENDA DO PRODUTOR

EM 09/09/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com o intuito de promover o debate sobre pesquisas e temas ligados à biodiversidade, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), encerrou na última quarta-feira (4) o Simpósio Internacional de Biodiversidade (Sinbio). O café, um dos destaques do evento, foi objeto de debates e palestras com a realização da plenária “Café e Biodiversidade” ocorrida na terça-feira (3) e que contou com a presença de importantes melhoristas de café do Brasil e do mundo.

O coordenador da plenária Café e Biodiversidade, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, fez uma avaliação do simpósio e destacou que o objetivo de reunir os melhoristas de café foi cumprido.

“A meta foi alcançada. Atingimos o objetivo de reunir os melhoristas que trabalham com café no Brasil e discutir aqui os programas de melhoramento, a exploração da diversidade genética que temos, além de contar com a participação do professor Andre Charrier, maior autoridade em biodiversidade de café em todo o mundo. A nossa expectativa é que as equipes que se envolveram aqui possam se integrar para que consigamos avançar ainda mais no melhoramento de cultivares nas diversas regiões produtoras”, explicou.

Após a abertura da plenária, o professor do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento e da Escola Nacional Agronômica de Montpellier da França, Andre Charrier, abordou a Biodiversidade em Coffea em todo o mundo e a sua aplicação em programas de melhoramento genético.

Logo depois foi a vez do pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Oliveiro Guerreiro Filho, que apresentou uma palestra sobre a “Biodiversidade aplicada ao manejo integrado de pragas do cafeeiro”.

“A minha intervenção foi sobre o modelo de como a biodiversidade de cafeeiros pode ser útil para a cafeicultura brasileira. Então podemos usar uma espécie, que não tem importância econômica, e suas características para desenvolver variedades de café arábica que sejam adaptadas as nossas condições e possam contribuir com a cafeicultura brasileira”, disse Oliveiro Guerreiro.

A programação seguiu com a apresentação sobre a biodiversidade em sistemas de produção integrados de café no Brasil, feita pelo pesquisador da Emater-MG, Julian Carvalho. O melhorista Tumoru Sera do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) deu detalhes sobre as pesquisas em biodiversidade na cafeicultura do estado. Já Luiz Carlos Fazuoli do IAC abordou o tema no contexto do estado de São Paulo, enquanto o melhorista Antônio Alves Pereira da Epamig falou sobre a biodiversidade em Minas Gerais.

A palestra sobre biodiversidade na produção de café Robusta no Brasil foi apresentada por Romário Gava Ferrão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER). O pesquisador destacou o desenvolvimento de pesquisas sobre a qualidade do café conilon.

O simpósio contou com mais cinco temáticas diferentes: Biodiversidade dos Biomas; Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; e Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos. O evento marcou também o aniversário de 105 anos da UFLA e a primeira edição da Semana de Ciência, Cultura e Arte (30 de agosto a 7 de setembro). O simpósio ainda servirá de preparação para o Congresso Internacional de Biodiversidade, que a UFLA sediará em 2015.

As informações são do Polo de Excelência do Café, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures