ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café: "Brasil está avançado em sustentabilidade" diz Annette Pensel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 08/06/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Mariana Proença

De acordo com a diretora-executiva da Plataforma Global do Café (GCP), Annette Pensel, a cafeicultura brasileira está avançada em sustentabilidade, quando comparada a outros países, mas ainda há muito a ser feito para melhorar o setor. A afirmação ocorreu durante o evento para a imprensa do Programa Brasil de Sustentabilidade, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), no Hotel TRYP Higienópolis, em São Paulo.

Foto: Camila Cechinel/Café Editora
                                  Foto: Camila Cechinel/Café Editora

O programa atua no Brasil em diversas frentes desde 2012 e tem o objetivo de levar informações sobre sustentabilidade aos cafeicultores, aumentando a produção e gerando maior renda, com total consciência de que esses desafios são maiores para pequenos produtores, que têm menos acesso a informações e serviços. No país, 85% dos produtores estão na faixa de 0 a 20 hectares.

De acordo com o diretor da P&A Marketing e coordenador do Programa Brasil da Plataforma, Carlos Brando, o cafeicultor deve ser o principal beneficiado com as diretrizes para a produção sustentável, uma vez que “se ele não tiver renda, não vai produzir de forma ambientalmente correta”.

A iniciativa inclui o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), que relaciona práticas divididas entre prioritárias, recomendadas e proibidas. Nele, estão presentes os 18 itens para a produção sustentável do café, essenciais para um manejo produtivo adequado às normas e exigências do mercado.

Para orientar o produtor de forma didática a melhorar as práticas no campo, foi desenvolvido um material batizado de Fazendinha que traz o desenho neste link.

Dentre as principais ações da Plataforma Global do Café no Brasil – onde o programa encontra-se bem avançado – estão listadas a capacitação de técnicos com treinamento intensivo de 16 horas no CSC para desmistificar a sustentabilidade e o Projeto Produtor Informado, em parceria com o Cecafé, que oferece cursos em salas digitais, alternando entre aulas de informática e sustentabilidade, além da assistência técnica coletiva no campo, onde um técnico atende até 250 produtores, coletivizando a abordagem para aumentar o número de cafeicultores atendidos com incremento de produtividade e redução de custo. Segundo Pedro Ronca, engenheiro agrônomo e coordenador do programa, “a assistência técnica é fundamental para a sustentabilidade”.

Foram formados 1.430 técnicos para capacitação dos cafeicultores em diversos Estados brasileiros, dentre eles Rondônia, um caso de destaque apontado pelos organizadores.
Além do Brasil, a Plataforma Global do Café (GCP) já está presente em outros sete países: Honduras, Peru, Colômbia, Vietnã, Indonésia, Tanzânia e Uganda.

Na próxima semana, dentro da programação do evento World of Coffee, em Budapeste, na Hungria, a Plataforma Global do Café irá lançar os Indicadores Comuns de Sustentabilidade para todos os produtores do mundo. Esta ação será um importante passo para dar início a uma verificação comum dos países cafeicultores. A partir destes dados, segundo Pensel, será produzido um Relatório Anual sobre a Sustentabilidade Mundial na Cafeicultura. Hoje, 75% da produção mundial de café está contemplada pela Plataforma: “não existia uma visão comum. Hoje elas estão sendo construídas por meio desses indicadores”, avalia Pensel.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures