Durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, a Bayer apresentará biotecnologias, novidades em proteção de cultivos, soluções digitais e modelos de negócio. O evento será a oportunidade de compartilhar presencialmente em uma feira - desde o início da pandemia - as soluções desenvolvidas para contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável, além de mostrar o que será construído de forma colaborativa com os agricultores nos próximos anos.
Segundo Fábio Prata, diretor de marketing para clientes da Bayer no Brasil, os últimos anos foram de aprendizado intenso e exigiram uma adaptação, tanto da Bayer quanto de produtores. “Mesmo em um cenário adverso e incerto, mantivemos nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para continuar entregando inovação, transformação digital e sustentabilidade no campo”, disse.
“Uma das nossas missões enquanto organização é apoiar produtores a produzir mais, em uma mesma área e de forma mais sustentável. Durante a Show Rural Coopavel, teremos a oportunidade de mostrar de perto, ainda que com restrições devido ao momento que atravessamos, como temos trabalhado para construir a agricultura do futuro e como estamos nos preparando para auxiliar a jornada dos produtores do plantio à colheita”, completou.
Nesta semana, de 7 a 11 de fevereiro, os visitantes do evento poderão conferir o novo modelo digital que a Bayer desenvolveu para seus clientes por meio do Espaço Bayer, plataforma virtual que oferece uma experiência imersiva e totalmente customizada a partir das necessidades e peculiaridades do produtor. A experiência, que hoje é conhecida apenas no universo digital, se tornará física na feira.
Durante a Show Rural Coopavel, visitantes poderão acompanhar a trajetória de transformação digital do campo e experimentar de perto as funcionalidades da Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer que já mapeia mais de 22 milhões de hectares no Brasil. Além de obter mais informações, clientes poderão, pela primeira vez, adquirir produtos e soluções da companhia diretamente na feira, na FieldView Shop.
São soluções como o FieldView que permitem, através de dados, viabilizar novos modelos de negócio a serem lançados no mercado nos próximos anos. Um deles, que será introduzido de forma inédita no evento: um modelo de risco compartilhado para customização da densidade ideal de milho. O programa se baseia não na simples oferta de produtos, mas na assertividade das recomendações feitas pela Bayer.
Através de dados e de prescrições de densidade populacional do FieldView, produtores participantes no programa — ainda em fase pré-comercial — passarão a receber a partir de 2022 recomendações personalizadas sobre a população ideal de milho em cada talhão, permitindo que haja um ganho real de produtividade, caso a sugestão seja bem-sucedida. Se o resultado não for o esperado pela companhia, o produtor irá receber de volta, na safra subsequente, a quantidade de sementes investida para implementar a recomendação Bayer, tendo assim, seu risco compartilhado com a empresa, atuando em parceria ao longo da safra.
Além de novos projetos, soluções como Climate FieldView também são responsáveis por apoiar modelos já conhecidos pelos agricultores e que vêm ganhando força, como a iniciativa Carbono Bayer. Desenvolvida de forma colaborativa com produtores rurais e parceiros, o projeto oferece vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis.
Desde que as fases iniciais do projeto foram lançadas em 2019, cerca de 5 mil produtores já participam do Carbono Bayer em dez países. Somente no Brasil, agricultores de 16 estados em 650 municípios já forneceram mais de 400 mil amostras de solo para análise.