ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: 11º Agrocafé promoverá curso para baristas no dia 10 de março

AGENDA DO PRODUTOR

EM 02/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Dizem os italianos que são necessários quatro "M" para fazer um espresso de qualidade: Miscela, Machina, Macinazione, e Mano. Em português, mistura (blend), máquina, moagem e mão. É justamente neste último tópico que entra o barista, profissional especializado na arte de preparar e servir um bom café. O charme que envolve esta profissão faz do curso de barista um dos mais aguardados do 11º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que acontece de 08 a 10 de março na capital baiana. Ele será realizado no Hotel Pestana, no dia 10 de março, das 8h às 12h. Três experts vão ministrar a aula, que incluirá técnicas de extração de café espresso, técnicas de preparo de cappuccino, instruções sobre preparo de diferentes drinques e aspectos da história do café.

Um dos professores do curso, e também gerente comercial da empresa BBC Cafés, Fernando Oliveira, explica que não adianta colher um bom café, processar, realizar uma boa secagem do grão e um bom armazenamento se na ponta da cadeia não estiver um especialista para extrair o produto final para o cliente.

A profissão de barista começou a ganhar destaque com o crescimento do mercado gourmet, que necessariamente passa por um café de qualidade, o que demanda bons serviços. De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, este é um mercado muito disputado e é fácil conseguir emprego nesta área, pois a abertura de cafeterias está sendo mais rápida do que a capacitação destes profissionais. A remuneração de um barista pode variar a depender do currículo, das técnicas utilizadas, da criatividade do profissional e da combinação dos diferentes produtos que ele utiliza. Na Bahia, um barista pode ganhar de R$800 a R$ 2.500, ou mais.

Em breve, a Assocafé, em parceria com o Centro de Comércio de Cafés da Bahia, com apoio da Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria da Agricultura, vai disponibilizar o curso permanente de barista em Salvador.

O Agrocafé é promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centro de Comércio de Café da Bahia.

As informações são da Imprensa Agrocafé, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

Para mais informações entre em contato pelo box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures