A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) conta com o projeto ABIC Educa, que tem o objetivo de investir na capacitação e atualização de profissionais do setor cafeeiro. Exclusivo para associados, busca desenvolver o agronegócio café através da educação de qualidade. Durante as aulas, palestras e webinars, os participantes entram em contato com técnicas e soluções que podem ajudar nos negócios.
Já foram realizadas duas edições do curso de Química da Torra, ministradas pelas Doutoras Fabiana Carvalho e Verônica Belchior. A formação abordou as transformações físico-químicas que ocorrem no grão de café durante o processo de torra. A programação foi dividida em dois módulos e os conteúdos foram baseados na literatura científica disponível, que contribuem para a tomada de decisões envolvendo as mudanças de carga de energia, fluxo de ar, pressão e tempo nas diferentes fases desse processo industrial.
“Através dessa iniciativa, buscamos investir na qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos com a indústria de café. Assim, é possível estimular a constante evolução e expansão do setor. É importante que todos os nossos associados entendam que a Abic aposta neles e está sempre disposta a contribuir para a melhoria contínua dos seus negócios”, explica Mônica Pinto, nutricionista e coordenadora de projetos da Associação.
Segundo a Abic, foram mais de 160 inscritos, de nove estados diferentes, e a média de aprovação do curso de Química da Torra foi de 100%. Daniel Golfeto, gerente de produção do Grupo Catuay, participou da primeira turma formada e relata a importância para que todos os profissionais tenham acesso a fontes de conhecimento essenciais para o desenvolvimento da carreira.
Já a supervisora de operações e qualidade do Café Caiçara, Vanessa Camargo Marino, afirmou que a sua parte favorita foi a demonstração das degradações químicas ocorridas em cada fase da torra. Ela ainda elogiou a forma como a Associação se adaptou à nova realidade de ensino à distância: “Achei muito legal a ABIC também ter entrado nessa realidade de plataformas de estudos e oferecer oportunidades e aprendizados também para os colaboradores envolvidos na área do café”.
Uma nova edição do ABIC Educa terá o intuito de ensinar os fundamentos e estratégias de alta performance para comercialização de café, com o curso on-line Gestão Estratégica na Comercialização de Café. Dividido em dois módulos, as aulas serão ministradas nos dias 5 e 6 de outubro, por Gil Barabach, economista, Mestre em economia do desenvolvimento (FACE-PUCRS), e especialista em agrobussines e gestão agroindustrial. O curso é ao vivo e a interação com o instrutor será em tempo real.
Para se associar e poder fazer parte do ABIC Educa, clique aqui.
As informações são da Ascom ABIC.