A Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER) premiará os associados que se destacaram na produção de cafés de qualidade. Os cinco primeiros colocados serão beneficiados com valores que vão de 6 mil a 10 mil reais, com micro lotes de 5 sacas.
O objetivo é promover os cafés produzidos por agricultores familiares certificados pelo Fairtrade. A associação espera receber um número superior de amostras em relação à última edição.
Segundo Carlos Behrend, presidente da APPCER, o concurso de qualidade é uma ferramenta de promoção dos cafés e do trabalho desenvolvido pelos 99 associados. “O concurso da APPCER é uma forma de incentivar a produção de cafés de qualidade superior pelos nossos associados e valorizar a agricultura familiar que é a base da certificação Fairtrade. Esse trabalho tem dado resultados quando avaliamos o aumento a cada ano das notas de classificação dos cafés”, afirma.
Os associados da APPCER poderão enviar suas amostras de café safra 2017/2018, peneiras 16/18, até 20 de setembro, na própria sede da entidade ou no setor de classificação da Expocaccer. Serão aceitas amostras do tipo 3 ou superior conforme tabela COB, café natural, peneira 16/18, com vazamento máximo de 5% na peneira 16.
O resultado será anunciado no dia 3 de outubro, às 18h, durante a programação do 26º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio/MG.
Mais informações: www.appcer.com.br/blog