Durante a Agrishow, que acontece de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, apresentará uma solução integrada no ramo da agricultura inteligente, capaz de transformar o clima em um melhor aliado do campo. A novidade é uma parceria com a Metos Brasil, empresa de soluções de inteligência para o agronegócio.
Com a novidade, o Agroclima PRO passa a receber informações em tempo real de todas as estações meteorológicas da Metos Brasil. Para os agricultores, além do benefício da integração, é mais fácil adquirir os dois produtos em conjunto. “A união dessas soluções vai proporcionar a entrega de um serviço muito mais assertivo e eficiente para o produtor. Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de monitoramento para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento no campo”, afirma João Castro, gerente de produto Agroclima PRO.
Segundo a Metos, as estações meteorológicas hoje podem representar um grande ganho para o monitoramento local de áreas produtoras em todo o Brasil, ou seja, podem ser usadas para aviso do início das chuvas e remodelagem dos maquinários e equipes de trabalho em campo. Com uma rede de monitoramento, as estações permitem uma constante melhora nas previsões locais. “No Brasil, o número de estações é muito baixo. Um de nossos principais papéis é fomentar a expansão de equipamentos em funcionamento no País. Construindo um sistema integrado, será possível um monitoramento muito mais efetivo e preventivo”, diz Luciano Loman, Diretor Executivo da Metos.
A plataforma Agroclima PRO oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses; avalia a possibilidade de doenças; e faz a previsão do balanço hídrico e índice Índice de Vegetação Normalizada (NDVI), obtido por meio da avaliação de imagens de satélite. Com o índice, o produtor consegue realizar um rápido diagnóstico que torna possível detectar as áreas com menor vigor vegetativo, identificando de forma rápida as áreas que estão sob ataque de pragas, doenças ou deficiência nutricional, permitindo assim correções pontuais.
O Agroclima PRO foi desenvolvido pelo Labs, Laboratório de Pesquisa & Inovação da Climatempo. “Nossa equipe de experts criou uma metodologia de aprendizado das máquinas que prevê a precipitação no país em função das temperaturas do oceano”, explica Castro.
SERVIÇO
Climatempo na Agrishow
Quando: de 29 de abril a 3 de maio
Horário: das 8h às 18h
Onde: Estande C1A1 | Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto (SP)