Neste ano, a Feira de Negócios realizada pela Coocafé terá como tema “Agro sustentável, legado da cooperação”. O evento é destaque na programação anual da cooperativa, que atua nas Matas de Minas, Sul do Espírito Santo e em parte do Norte do Rio de Janeiro, e possui mais de 10 mil associados, entre cafeicultores e pecuaristas. Essa 12ª edição está marcada para acontecer entre os dias 3 e 5 de agosto, no Armazém Areado, em Lajinha, e já conta com 40 expositores confirmados.
O evento busca reunir grandes empresas que vão apresentar produtos e serviços do mercado nacional, além de tendências e inovações tecnológicas. Os produtores rurais terão um espaço exclusivo de atendimento e poderão conferir condições especiais para fechar negócios. No caso dos cafeicultores, muitos já têm o hábito de aproveitar as oportunidades que a feira oferece para se prepararem para a próxima safra.
A área de alimentação contará com restaurantes, o Empório Coocafé (cafeteria), food truck, além de espaço kids. Este ano, o público poderá participar de uma degustação de cafés especiais no 1º Top Café Coocafé. A cooperativa pediu aos produtores que enviassem amostras das produções e a intenção é apurar a opinião pública sobre os cafés especiais produzidos na cafeicultura de montanha da região.
Haverá, também, workshop sobre gestão direcionado às mulheres. Elas, junto com jovens, poderão aprender técnicas de preparo de cafés filtrados com baristas profissionais e participar de uma competição ao fim dos treinamentos. Essas atividades são novidades na programação da feira e fazem parte do projeto Geração Cooperativa. Contribuir com o reforço dos laços familiares, incentivar um maior envolvimento da família rural no cooperativismo e a busca por uma agricultura mais sustentável são propósitos do projeto.
Falando em sustentabilidade, os visitantes terão a oportunidade de saber mais sobre a produção de Biochar, viabilizada por uma parceria entre a Startup Francesa NetZero e a Coocafé. O biocarvão que melhora as condições do solo e contribui com o sequestro de carbono é produzido em um projeto pioneiro na América Latina. A fábrica fica em Lajinha e uma outra vai ser instalada no município de Brejetuba, no Espírito Santo.
Na noite de 5 de agosto, fechando a programação, acontece a Coocafest 2023, que traz a dupla Matheus e Kauan como atração principal. A festa vai ter também mais quatro atrações: Banda Lex Luthor, Eder de Oliveira, Os Caipira Top e Justino Leandro.
Produtores associados e colaboradores da Coocafé ganham duas entradas para a festa (a deles e a dos acompanhantes) e podem comprar ingressos para pessoas que não fazem parte da cooperativa. A venda está no segundo lote e o valor é de R$ 90.
As informações são da Comunicação Coocafé.