No dia 28 de junho Adamantina (SP) recebe o 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Café Robusta da Nova Alta Paulista. O evento visa divulgar e esclarecer sobre este café.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a demanda das empresas de torrefação por grãos robustas cresceu nos últimos anos devido ao aumento nas porcentagens de blends. Em 2016, a proporção era de 10% a 15% de robusta, hoje chega a 35% 40% com tendência de aumento no Brasil.
O cenário também se repete em outros países, como Inglaterra e China, que triplicaram o consumo nos últimos seis anos, locais com forte consumo do robusta. Atualmente o café robusta vem sendo procurado para o uso das cápsulas.
A atividade acontecerá na cafeicultura Eldorado – Estrada do Pavão, s/n, Bairro Pavão, em Adamantina, das 7h às 13h. Informações e inscrições antecipadas pelo telefone (18) 3521-4800 ou e-mail marciazonta@apta.sp.gov.br.
Programação
7h – Inscrições
8h – Abertura do Evento – AMNAP - Alexandre Tassoni Antonio (presidente da AMNAP)
8h30 – C. canephora: Conilon e Robusta, características gerais - Eng. Agr. Dr. Julio Cesar Mistro (IAC – Centro de Café “Alcides Carvalho”)
9h – Resultados das experiências do café conilon na Região de Lins - Eng. Agr. Edson Tadashi Savazaki (CATI – EDR de Lins)
9h30 – coffe break
9h45 – Café Robusta na Alta Paulista - Eng. Agr. Dr. Fernando Takayuki Nakayama (APTA Alta Paulista)
10h15 – Linhas de Credito para café - Eng. Agr. Marcos Rogerio Torturello dos Santos (CATI – EDR Dracena)
10h30 – A importância do Robusta na Indústria do café - Sr. Edson Frasson Teixeira (Treviolo Café)
11h – Visita Técnica – Cafeicultura Eldorado (áreas de produção)
13h – Encerramento.