Buscando atingir o máximo possível de regiões produtoras, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) estendeu para o dia 10 de janeiro o prazo para os envios das amostras para o 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – Origens do Brasil.
Com o objetivo de incentivar a produção de cafés de alta qualidade, as melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade, promover as regiões produtoras e agregar valor ao produto, a competição premia os melhores cafés do Brasil, tanto arábica como canéfora (robusta/conilon).
Este ano acrescentaram “Origens do Brasil” ao nome do concurso visando a premiação e o reconhecimento de todo café produzido no País. Participam os grãos produzidos no território nacional, na safra 2019/2020, em microlotes de duas sacas de 60 kg de cafés beneficiados, sendo que cada região produtora deverá inscrever no mínimo dois e no máximo três microlotes de cafés característicos da região.
Os cafés serão avaliados por um júri especialista em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC) ABIC. Os lotes precisam atingir a nota mínima de 7,3 na escala PQC (essa representa 90% da nota final e os demais 10% serão sobre as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras).
A divulgação dos finalistas será no dia 28 de janeiro. O concurso se encerra com o leilão dos lotes finalistas, onde indústrias, cafeterias, exportadores e empresas do setor terão a oportunidade de adquirir os melhores cafés do Brasil, processar os produtos e oferecer ao mercado consumidor.
Confira o regulamento completo clicando aqui.