A Câmara Setorial de Café de São Paulo anunciou o calendário e regulamento do 17º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira. O valor do lance mínimo no leilão de venda dos lotes finalistas passa a ser 120% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior ao pregão (antes esse índice era de 80%).
O 17º Concurso e a 16ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade no Estado de São Paulo, divulgando o conceito de “Café de São Paulo”, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e da CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com a Câmara Setorial de Café, com o Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo – SINDICAFE SP, com o Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e o Instituto Biológico.
Cooperativas e associações de produtores tem até o dia 06 de outubro para inscreverem seus lotes. Dias 29 e 30 de outubro acontecerão às provas e no dia 31 a divulgação dos finalistas.
Os cafés concorrem nas categorias: cereja descascado, naturais, micro lote e nano lote – apenas 20 kg. No dia 18 de dezembro acontece o lançamento da 16ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Para o presidente da Câmara Setorial do Café, Eduardo Carvalhaes, “O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para a melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, tudo resultando em melhoria do valor agregado do produto e do conceito de qualidade do café de São Paulo”.
O regulamento e demais informações podem ser acessadas no site: www.sindicafesp.com.br.
As informações são do SINDICAFE.