O Concurso Regional Conilon de Qualidade é uma iniciativa que busca premiar, reconhecer e incentivar os produtores de café canéfora de 21 municípios do Extremo Sul baiano e da Costa do Descobrimento. O concurso está em fase de degustação das amostras inscritas para a determinação dos vencedores. Puderam se inscrever nas duas categorias do concurso (lote e microlote) produtores maiores de 18 anos que têm área de produção de canéfora nos municípios participantes do concurso.
A divulgação dos vencedores será no encerramento da feira itinerante e-Agro, evento gratuito e em formato híbrido que acontecerá entre os dias 17 e 20 de novembro, em Teixeira de Freitas. A feira contará com a presença de diversos especialistas do país no setor agropecuário e tratará de inovação, tecnologia, sustentabilidade, oportunidades de negócios, palestras etc. Durante a programação do dia de encerramento, prevê-se além de degustação, a interação e troca de experiências entre os cafés finalistas e os degustadores.
Dentro da programação prevista para o concurso, já aconteceram os Dias de Campo: uma oportunidade de ver em demonstrações práticas assuntos de interesse do produtor e compartilhamento de técnicas que visem a melhoria do processo de produção do café. Este ano os dias de campo ocorreram em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela e Porto Seguro. A programação do concurso inclui ainda o Curso de Análise Física e Sensorial, a ser ministrado pelo R-Grader Gustavo Sturm, produtor rural vencedor do Coffee Of The Year 2020. A data e a quantidade de vagas está a ser definida.
O Sebrae, um dos idealizadores da e-Agro (juntamente com o sistema FAEB/SENAR), tem desempenhado um importante papel na condução e nas atividades desenvolvidas na premiação. Alex Brito, gerente regional da Instituição, falou sobre a importância do fomento na produção cafeeira para o desenvolvimento da região: “Alavancar a cadeia produtiva do café é o que possibilita agregar valor à produção e aumentar a comercialização do produto, valorizando principalmente a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores, estimulando a sua competitividade no mercado e gerando empregos”.
“Estamos apoiando o Concurso do Café Conilon desde as primeiras edições, e entendemos que eventos como este são de fundamental importância para o desenvolvimento da cafeicultura regional, a qual já vem despontando em números na Bahia e no Brasil. É um Concurso que traz o olhar para a qualidade, e começa a incutir nos produtores que, para produzir bem, precisa cuidar de diversos aspectos de melhoria do negócio. No final ganha o produtor e a região”, comentou Ismael Trindade, Gestor de Agronegócio SEBRAE Extremo Sul.