A 46ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que acontece de 18 a 21 de outubro, em Poços de Caldas (MG), contará com o número recorde de 471 trabalhos. Esses estudos e pesquisas, recebidos de técnicos de diferentes Instituições e das várias regiões cafeeiras, serão publicados no livro dos Anais, a ser distribuído aos participantes.
As tecnologias geradas, bastante diversificadas, buscam contribuir para avanços nos vários setores da cultura cafeeira, sendo 57 delas sobre pragas do cafeeiro, 39 sobre doenças, 34 sobre sementes, mudas e técnicas de plantio, 164 sobre tratos culturais, 105 sobre melhoramento genético, 57 sobre ecologia e fisiologia e 15 sobre estudos sócio-econômicos da produção. A relação desses trabalhos e seus autores está inserida no site da Fundação Procafé, no item Congresso.
A programação final do evento também pode ser verificada no site. Dentre os 471 trabalhos publicados, serão escolhidos 118 para serem apresentados de forma oral. Serão realizados, também, 3 seminários sobre racionalização na adubação, cultivos intercalares e poda no sistema safra zero. No último dia, a programação terá um dia de campo na Fazenda Sertãozinho. Na sessão de abertura, acontecerá o lançamento de três novas variedades de café, desenvolvidas pela Fundação Procafé, e a homenagem às lideranças da cafeicultura e técnicos, que muito contribuíram para a melhoria do setor cafeeiro.
O Congresso acontecerá nas instalações do Casino Palace, situado na Praça Central, em Poços de Caldas (MG). O evento tem patrocínio da Fundação Procafé, Embrapa Café, Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade de Uberaba (Uniube).