No dia 7 de outubro, às 18h, a illycaffè realiza a 29ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Em função do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a tradicional festa de premiação acontecerá pela primeira vez de forma virtual, com transmissão pelo YouTube do Clube illy do Café. Para assistir, clique aqui.
A edição contou com 970 amostras inscritas. Deste total, foram selecionados 40 produtores finalistas (clique aqui para conferir a lista). Durante a cerimônia de outubro, serão conhecidos os seis melhores cafés do País, sendo que os três primeiros participarão do 5º Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA), que acontecerá em novembro. É na fase internacional que será revelada qual é a ordem de classificação dos três melhores do Brasil.
Além dos seis melhores do País, o 29° Prêmio Ernesto Illy também premiará os melhores das categorias regionais. Para isso, a illy divide o mapa brasileiro em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.
Na ocasião também serão reconhecidos os melhores classificadores e o Fornecedor Sustentável do Ano, que é eleito pelo júri do Clube illy do Café, programa de fidelização de fornecedores brasileiros da torrefadora italiana.
A cerimônia do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso contará com a presença do CEO da illycaffè, Massimiliano Pogliani; do presidente da illycaffè, Andrea Illy; e de Ana Illy, membro da diretoria da empresa italiana.
Vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso
No ano passado, os três primeiros colocados foram: em primeiro lugar, o produtor Carlos Alberto Coutinho, da região Centro-Oeste, seguido por José Pedro Marques de Araújo, das Matas de Minas, que ficou em segundo, e Elmiro Alves do Nascimento, do Cerrado Mineiro, em terceiro.