De 27 a 29 de agosto acontece o 2º Curso de Controle Biológico de Pragas no Brasil, na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF). Organizado pela Embrapa e pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), tem o objetivo de apresentar e transferir tecnologias sobre a utilização adequada do controle biológico de pragas para o setor agropecuário.
O curso é destinado a agrônomos, técnicos e consultores agrícolas, além de gerentes de fazenda com experiência em lavouras. As inscrições devem ser feitas aqui até o dia 19 de agosto e possuem valor de R$ 600 (inclui almoço).
A programação conta com palestras realizadas por pesquisadores da Embrapa, de instituições de ensino e de técnicos de empresas da área de controle biológico, além de demonstrações práticas e apresentações de informações técnicas pelas empresas apoiadoras do evento. Após cada palestra, haverá um momento para discussão sobre o tema com os participantes. Ao final das atividades, será realizada uma mesa redonda e a entrega do certificado de participação.
Roberto Alves, pesquisador e coordenador do curso, explica que a utilização do controle biológico vem aumentando ao longo dos anos no Brasil. “Existe uma cobrança, em nível mundial, de menor uso de inseticidas químicos na agricultura e de maior proteção ambiental, além da pressão por menos resíduos nos alimentos”, argumenta.
Para ele, a importância do curso é a possibilidade de transferir as tecnologias e conhecimentos para o uso adequado do controle biológico de pragas no País. “Vamos explicar tudo nas apresentações e tirar dúvidas durante as discussões dos temas e na mesa redonda”, completa.