Inscrições abertas para o 17º Concurso de Qualidade do Café, realizado pela Cocapec e a AMSC. Produtores de 23 cidades localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, na região da Alta Mogiana, já podem inscrever suas amostras para as categorias Natural e Microlote.
Os cafés devem ser todos arábica, tipo 2/3 para melhor, peneira 16 acima, de acordo com a Tabela Oficial Brasileira de Classificação. Devem ser preparados por via seca, com teor de umidade entre 11 e 12%.
Ao todo serão quatro etapas, sendo a primeira a inscrição, que acontece até o dia 12 de setembro. A segunda, chamada de pré-seleção, será quando as amostras passarão por uma avaliação de acordo com a metodologia Specialty Coffee Association (SCA) e ocorrerá entre os dias 16 e 20 de setembro.
As amostras que atingirem o mínimo de 84 pontos estarão classificadas para a etapa de Júri e Seleção, e os lotes devem ser armazenados na Cocapec. A terceira etapa, chamada de Auditoria, será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro. Nela, serão recolhidas as amostras para a última fase, Júri e Seleção, que está marcada entre 28 e 30 de outubro.
Os vencedores serão conhecidos em uma grande cerimônia fechada que acontece no dia 1º de novembro, no Hotel Dan Inn, em Franca (SP). O concurso premiará os cinco primeiros colocados na categoria Natural e os três primeiros lugares na categoria Microlote. O lote campeão do Natural poderá ser vendido por R$ 2 mil a saca, enquanto que o vencedor do Microlote, por R$ 2.200 a saca.
A novidade deste ano é a realização do 1º Concurso de Qualidade – Cerejas do Café, grupo formado por produtoras da Alta Mogiana, que terá seu trabalho dentro do certame.
O 16º Concurso de Qualidade do Café, realizado em 2018, contou com aproximadamente 200 inscritos. Os vencedores de ambas as categorias eram do município de Ibiraci (MG).
Serviço
Inscrições para 17º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana
Quando: até 12 de setembro
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis nos sites www.cocapec.com.br e www.amsc.com.br.