ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

14º. Encafé discutirá estratégias de mercado

AGENDA DO PRODUTOR

EM 01/11/2006

3 MIN DE LEITURA

0
0
Tendo como tema "Pensando o Futuro e Antecipando as Mudanças", será realizado, entre 22 e 26 de novembro, no Sesc Guarapari (ES), o 14º Encafé (Encontro Nacional das Indústrias de Café). Promovido pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o evento reunirá cerca de 700 pessoas, entre empresários, parceiros e fornecedores do setor para analisar o cenário atual e as tendências de mercado.

A Abic pretende debater o ambiente concorrencial que, ao se tornar mais agressivo, pode colocar em risco tanto a sobrevivência de pequenas e médias indústrias, quanto estimular o uso de cafés de baixa qualidade, com preços inferiores.

O potencial do mercado brasileiro pode ser aferido pelo número de cafeterias que são abertas não apenas nas grandes metrópoles, mas em diversas capitais e cidades do interior, e pelo interesse de redes estrangeiras em explorar esse nicho de consumo, a exemplo da norte-americana Starbucks.

De política a saúde

Os trabalhos do Encafé têm início na manhã de quinta-feira (23), com a apresentação, por Ivani Rossi, da pesquisa "Tendências de Consumo de Café no Brasil", realizada pela InterSciense desde 2003. Contratada pelo CDPC - Conselho Deliberativo da Política do Café por sugestão do GGM - Grupo Gestor de Marketing, essa pesquisa visa o monitoramento do mercado, identificando os anseios dos consumidores e sinalizando para o setor estratégias a serem tomadas.

Em seguida, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca analisará os cenários para a atividade econômica com a reeleição do Presidente Lula.

A concorrência no mercado será analisada por Eugênio Foganholo, diretor da MIXXER Desenvolvimento Empresarial. Ele pretende fazer com que os empresários questionem e avaliem as mudanças que estão ocorrendo e a sobrevivência, ou não, do seu próprio negócio dentro delas. Ou seja: como recuperar a lucratividade.

Uma das respostas para a questão da lucratividade estará também na palestra que o administrador Cláudio Czapski proferirá na sexta-feira (24). Consultor com experiência na área de estratégias de marketing, pesquisa de mercado e novos negócios, ele falará sobre como as empresas podem inovar e, assim, se diferenciar.

A programação do Encafé inclui ainda a apresentação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio café. O tema será tratado pelo secretário de Produção e Agroenergia, Linneu da Costa Lima, e por Vilmondes Olegário, diretor do Departamento do Café do MAPA.

Café e Saúde, importante tema que tem influenciado o aumento do consumo, a partir da divulgação de estudos científicos e do esclarecimento da classe médica, será o tema da palestra do Prof. Dr. Darcy Lima, da UFRJ. Ele apresentará as principais novidades, assim como os resultados dos programas que vêm sendo realizados.

Um dos momentos mais aguardados deste Encafé é a apresentação do Estudo de Caracterização e Qualidade do Café Conillon. Esse trabalho foi realizado no decorrer deste ano pela ABIC e por pesquisadores do CETCAF - Centro Tecnológico do Café da Secretaria de Agricultura do Espírito Santo. O objetivo é mostrar para as indústrias os avanços que vêm sendo obtidos na melhoria da produção e nos processos de preparação dessa variedade de grão, e sua combinação em blends com cafés do tipo arábica.

Outras atividades

Além das palestras, haverá a 4ª Feira de Máquinas, Produtos e Serviços, com 26 expositores em uma área de 500 metros quadrados. Nos dias 23 e 24 serão realizadas as provas dos lotes que concorrem ao 3º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, que é disputado pelos grãos vencedores nos certames realizados nos diversos estados produtores.

As palestras do Encafé acontecerão durante o período da manhã. Na parte da tarde serão realizadas palestras técnicas, sobre torra, preparação de café e embalagem, entre outras.

No sábado, está programado um passeio às regiões produtoras, com visitas dos industriais às fazendas. No encerramento, um show com o cantor Leonardo e banda com mais de 30 pessoas, entre bailarinos e músicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abic

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures