De 3 a 13 de maio acontece a 12ª edição do Circuito Regional de Negócios, da Cooperativa Agrária de Machado (Coopama), na qual os produtores poderão antecipar suas compras para a safra e contar com formas facilitadas de pagamento.
O circuito funcionará na forma de rodízio entre as sete lojas da cooperativa localizadas nos municípios mineiros de Pouso Alegre, Turvolândia, Elói Mendes, Poços de Caldas, Alfenas, Poço Fundo e Machado.
Os cafeicultores poderão ter acesso às novas tecnologias em agricultura de precisão, defensivos, fertilizantes foliares e de solo, máquinas, implementos e tratores cafeeiros. Além disso, instituições financeiras parceiras estarão presentes com ofertas de linhas de crédito e serviços de orientações técnicas para o manejo correto e aplicações eficientes.
Após a pausa com a pandemia de Covid-19, a expectativa é aumentar em 50% o número de visitantes em relação à edição presencial de 2019. Eles também querem superar o valor movimentado em 2021, que foi de R$ 26 milhões.
“Esperamos um grande crescimento de público participando nesse formato. Antes o evento acontecia somente em Machado e agora será em sete cidades do Sul de Minas”, afirmou Luciano Neder, Superintendente da Coopama.
Segundo a equipe de marketing da Coopama, o modelo de levar o circuito para todas as lojas é a grande novidade da edição deste ano. “Nunca reunimos tantos fornecedores ao mesmo tempo, em um único evento. Teremos fornecedores de defensivos, fertilizantes, sementes, nutrição animal, veterinária, máquinas, implementos e tratores”, disse Aline Borges, coordenadora de marketing.
Ainda de acordo com Aline, esse novo modelo do Circuito Regional de Negócios foi pensado para dar maior abrangência ao evento e permitir aos interessados a possibilidade de frequentar a unidade mais próxima. Os fornecedores e toda a equipe da Coopama estarão dois dias em cada unidade, numa espécie de “rodízio”.
Nos dias 3 e 4 de maio, o circuito será realizado em Pouso Alegre e Turvolândia. Na sequência é a vez das cidades de Elói Mendes e Poços de Caldas receberem o evento. Nos dias 10 e 11 de maio, a movimentação acontece nas lojas de Alfenas e Poço Fundo. E, nos últimos dias (12 e 13 de maio), o circuito acontece em Machado.
Novas unidades
Mesmo durante a pandemia, a Coopama inaugurou duas novas unidades. Uma delas foi aberta em 16 de junho de 2020, na cidade de Pouso Alegre, e a outra no dia 1º de julho de 2021, em Poços de Caldas.
“A unidade de Pouso Alegre foi aberta aos poucos, com todos os cuidados necessários, pois estávamos em meio à pandemia. Mesmo nessa época, não paramos de crescer de uma forma estratégica, planejada e promissora”, concluiu Aline.
A Cooperativa Agrária de Machado possui 77 anos. Ela foi criada em 1943, mas foi só em 1966, com a junção das cooperativas de cafeicultores e dos produtores de leite, que começou a usar o nome atual.
Atualmente, a Coopama possui 3,2 mil associados. Além de café e os tradicionais serviços oferecidos, a cooperativa fabrica sua própria ração animal.
As informações são do G1 Sul de Minas (Por Jonatam Marinho).