Até o dia 13 de setembro, produtores poderão enviar suas amostras de café para o 12º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. O concurso tem o objetivo de destacar e incentivar a produção de cafés finos no município e melhorar a qualidade do produto da região.
“Neste ano, assim como na edição passada, o concurso continua sendo realizado por região, mas as provas serão realizadas em um único dia. Na parte da manhã, os provadores selecionarão os melhores por região e, à tarde, será a etapa final. Assim, o concurso dá oportunidade para produtores de todo o município estarem na final”, explica a coordenadora de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.
Poderão concorrer todos os cafeicultores do município de Poços de Caldas, com lotes de café arábica produzidos no ano safra do concurso, nas categorias Natural (via seca) e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (via úmida).
O produtor deve comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Rua Pernambuco 265, 1º andar) ou no Escritório Local da EMATER–MG (Rua Pernambuco, 299). O concurso será realizado por região: Noroeste, Norte, Nordeste e Leste.
A prova sensorial, o leilão, a premiação e o encerramento oficial serão realizados no dia 19 de outubro, no Espaço Cultural da Urca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3697-3017 e 3697-2509.
O concurso é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, EMATER, Café Poços e IFSULDEMINAS, com apoio da Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas, Sindicato Rural de Poços de Caldas e SEBRAE.