ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

illycaffè fecha 2009 volume de negócios consolidado de 283,4 milhões de euros e investirá na América

WAGNER PIMENTEL

EM 20/05/2010

5 MIN DE LEITURA

0
0
illycaffè fecha 2009 volume de negócios consolidado de 283,4 milhões de euros e investirá na América do Sul

Durante a assembléia geral de acionistas, em Trieste (Itália), a illycaffè anunciou os resultados do balanço financeiro de 2009. Em um cenário econômico global crítico, principalmente no primeiro semestre do ano passado, a companhia terminou 2009 com resultados positivos e um volume de negócios consolidado de 283,4 milhões de euros (+1,2% em relação a 2008). O EBITDA representou 39,624 milhões de euros, isto é, 3,6% mais do que o ano retrasado. Já o lucro líquido foi de 5,2 milhões de euros(lucro de 8 milhões de euros em 2008). O total de vendas, fora da Itália, representou 55%.

O encontro geral de acionistas renovou a liderança da illycaffè, com a confirmação do corpo diretivo, dos auditores e com a nomeação do engenheiro Giancarlo Michellone, presidente do Parque Tecnológico em Trieste e diretor do Centro de Pesquisa da Fiat, como novo membro do conselho da empresa.

Em 2010, a illycaffè vai expandir suas atividades no mercado internacional. Em junho, abre uma nova subsidiária no Brasil, em São Paulo: a illycaffè Sud America fortalecerá a presença da companhia no Brasil e, posteriormente, nos países sul americanos onde já atua.

\"Em um ano complexo, a illycaffè manteve sua posição no mercado e foi bem sucedida ao preservar os projetos estratégicos iniciados no começo da crise\", declarou Andrea Illy, presidente e CEO da companhia.

Em 2009, a illycaffè confirmou o compromisso com projetos estratégicos iniciados no passado, tais como:

- Desenvolvimento da estratégia para a espressamente illy, sua cadeia franqueada de cafeterias ao estilo italiano, com o objetivo de promover a cultura da illycaffè e os produtos da marca. Atualmente, existem 230 lojas espressamente illy ao redor do mundo e os planos envolvem a abertura de outras 120 lojas nos próximos três anos;

- O projeto Artisti del Gusto, uma rede internacional de clientes de qualidade que a illycaffè apóia e promove. Hoje, já existem mais de 1000 cafeterias Artisti del Gusto em todo o mundo, com mais de 300 outras unidades previstas até o final do ano;

- Continuidade dos investimentos relacionados ao revolucionário Método iperEspresso, o sistema de cápsulas da illycaffè, de altíssima qualidade, desenvolvido para uso doméstico. Com a expansão global da marca, está previsto um novo formato de comunicação e vendas online para o sistema lançado em 2007;

- illy issimo, um café \"ready-to-drink\" feito pela Ilko Coffee International (uma joint venture da illycaffè e a The Coca Cola Company), tem visto o crescimento das vendas e uma ampla distribuição em países estratégicos como Itália, Estados Unidos e Japão;

- Mitaca, uma joint venture com a participação da illycaffè, abriu recentemente uma nova unidade para o setor de escritórios e apresenta uma nova linha de máquinas para cápsulas, disponíveis na Itália e em mais de 30 novos países.

Sobre a illycaffè
Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras.

A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em mais de 30 países com 230 lojas e espera em três anos abrir mais 120. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do café, um centro de excelência, com quatorze unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores, baristas e entusiastas. No Brasil, desde sua criação, em 2000, foram treinadas mais de 7 mil pessoas.

Mundialmente conta com aproximadamente 800 colaboradores e um faturamento consolidado de mais de € 283,4 milhões em 2009. Seu lucro líquido representou € 5,2 milhões e as exportações responderam por mais de 55% do total das vendas.

A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.

Sobre a illycaffè Sud America
Em busca do desenvolvimento de seus negócios no Brasil, a illycaffè vai estruturar uma nova subsidiária a partir de junho deste ano. A illycaffè Sud America, como será chamada, é parte do novo plano de ações da empresa para fortalecer sua presença no país que deverá tornar-se o maior consumidor de café do mundo.

Posteriormente ao desenvolvimento e ao estabelecimento de sua rede de vendas no Brasil, a illycaffè Sud America tem planos para expandir sua atuação aos demais mercados sul americanos, onde a empresa já atua. No caso do Brasil, ao longo de 20 anos de estreito relacionamento estabelecido com seus fornecedores de café, a illycaffè pôde acompanhar o desenvolvimento desse mercado. Desse sólido relacionamento, surge a percepção do crescimento do mercado consumidor de café e, tendo em vista essa demanda, a illycaffè Sud America vai investir para atender, cada vez melhor, seus clientes e consumidores.

O projeto que visa estruturar a rede de vendas da illycaffè no Brasil envolve a centralização da distribuição de toda a sua linha de produtos em uma filial comercial, localizada em São Paulo (SP). A illycaffè Sud America vai focar os canais HoReCa (hotéis, restaurantes, cafeterias), o comércio eletrônico, além do consumo em residências e escritórios para estar cada vez mais presente com a introdução da linha de produtos ligada ao revolucionário Método iperEspresso.

A illycaffè Sud America cobrirá, totalmente, o fornecimento de produtos da illycaffè, o que significa a distribuição do café (pó, grão, sachê e cápsulas), das máquinas de café espresso, da coleção de xícaras illy Art Collection, e de outros produtos do Grupo illy; tais como os chocolates de alta qualidade da fabricante Domori; os chás da casa francesa Dammann Frères; os vinhos da vinícola Mastrojanni; e os produtos de alta pastelaria, entre os quais marron glacê e marmeladas, da empresa Agrimontana. Além dos produtos, a subsidiária cuidará da cadeia de lojas franqueadas espressamente.


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures