ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iapar lança cultivar de café durante a interiorização do Governodo PR

WAGNER PIMENTEL

EM 10/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Iapar lança cultivar de café durante a interiorização do Governodo PR

O Iapar lançou nesta quinta-feira (10) , às 10 horas, durante o Programa de Interiorização do Governo em Londrina, o IPR 107, uma nova cultivar de café resultado do cruzamento entre as cultivares IAPAR 59 e Mundo Novo (IAC 376-4). O IAPAR 59 foi a primeira variedade lançada no Paraná pelo IAPAR em1994 e o Mundo Novo é uma variedade tradicional desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas. A nova cultivar alia as características de rusticidade do Mundo Novo com a variedade de porte baixo do IAPAR 59, e apresenta uma bebida de aroma e sabor acentuados, acidez moderada e encorpada. “A combinação das cultivares originou em uma planta bem vigorosa, com frutos de melhor qualidade e resistente à ferrugem,” explica o pesquisador Tumoru Sera, da área de melhoramento, que utilizou o método genealógico a partir da hibridação das duas sementes.
De acordo com Tumoru Sera, que iniciou as pesquisas em 1982, para se obter o potencial de qualidade das cultivares com ascendência híbrida devem ser respeitadas suas características fisiológicas, com cuidados especiais no manejo, utilização racional do espaçamento e adubação equilibrada. Segundo ele, materiais que levaram 30 anos de seleção muitas vezes não apresentam o potencial de qualidade esperado devido a manejos inadequados. O plantio da nova cultivar é indicado para áreas cafeeiras com solos de textura argilosa e com temperatura média anual entre 19oC e 22oC. Plantadas nestas condições, sua produtividade é excelente podendo alcançar, em média nos quatro primeiros anos de colheitas, 60 kg/grãos/ha.
O pesquisador observa que o espaçamento de plantio é vital para o sucesso da cultivar, pois é o que definirá seu potencial produtivo-qualitativo. Ele recomenda cafezais em propriedades familiares até cinco hectares com espaçamento de 2 m entre as filas x 0,5 m entre as plantas; em propriedades de 10 hectares a 100 hectares, é aconselhável espaçamento de 2,5 m entre as filas x 0,5 m entre as plantas; e em propriedades maiores de 200 hectares:, 3 m entre as filas x 0,5 m entre as plantas. A pesquisa também se preocupou com os custos da produção. Tumoru salienta que a nova cultivar tem manejo econômico. Para o cultivo bem sucedido, são recomendadas medidas como calagem anual, adubação e correção de solo, além de manter o solo com bom teor de matéria orgânica, entre outras medidas que visam a melhor preservação do solo. Para o diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, a nova cultivar mostra mais uma vez o desempenho e a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo instituto. “O IPR 107 é um café de altíssima qualidade, obtido por meio de um cruzamento entre duas cultivares tradicionais”.
O pesquisador Armando Androciolli, líder do Programa Café do Iapar, observa que a produtividade na cafeicultura do Paraná é uma das mais altas entre os estados, em torno de 245 sacas por hectare. Uma das metas do programa é tornar a cafeicultura mais ecológica, reduzindo a quantidade do uso de defensivos no campo, desenvolvendo plantas mais resistentes às pragas, aliando tudo isso a uma melhor qualidade do produto. O diretor técnico-científico do Iapar, Arnaldo Colozzi, destaca que com esse lançamento, o instituto inova mais uma vez, proporcionando opções de cultivo para a cafeicultura paranaense, o que a mantém em situação de competitividade com a cafeicultura nacional. AEN - Agência Estadual de Notícias - PR

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures