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Minha palestra no Espaço Café Brasil 2010: Café e Mídias Sociais

MIGUEL DA ROCHA CAVALCANTI

EM 08/06/2010

3 MIN DE LEITURA

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Fui convidado pela Revista Espresso a falar no Espaço Café Brasil 2010 sobre a experiência do CaféPoint com café e mídias sociais. Fiz uma palestra rápida (20 minutos) ontem a noite.

Gostei muito do formato do evento, das perguntas e da interação com os dois palestrantes (Serjão e Léo Moço).

Aqui seguem os tópicos que falei, com breves comentários:

  • O CaféPoint é comunidade de pessoas que acreditam, gostam e pensam para frente na cadeia do café.

  • Falar sobre mídias sociais e café é mais fácil, pois café combina muito bem com: encontro, amizade, conversa e hospitalidade. Temas muito ligados a mídias sociais. Café é social, é relacionamento.


Tendências que acredito cada vez mais:

  • Não há mais escassez de informação, mas de atenção. Se você tenta comunicar sua empresa, sua marca, você mesmo do jeito antigo (algum tipo de anúncio que apenas repete "compre, compre, compre"), não vai funcionar).

  • As pessoas estão cada vez mais avessas a mensagens que não interessam, agregam, ajudam, informam ou divertem. Todo mundo quer algo para si mesmo. Se sua marca só fala de si própria, pouca gente vai ouvir.

  • Usei um cartoon do @Gapingvoid que gosto muito, que fala que se as pessoas falassem como a publicidade fala, apanhariam :-)

  • Transparência é uma realidade, não uma opção ou algo legal de se ter. Já acontece. Haja como se você estivesse "on" o tempo todo. Porque você está mesmo.


Sugestões para viver nesse novo mundo:

  • Continue fazendo da mesma forma que você age no mundo real, offline. Não tente ser outra pessoa. Entenda como você se relaciona com os outros, como conversa, como interage e tente replicar isso no mundo online. Imagine as mídias sociais como um encontro de pessoas, como num happy-hour ou coquetel (essa metáfora não é minha, mas não lembro a fonte).

  • A maior utilidade das mídias sociais é ouvir. Aproveite isso. Você pode aprender muito, com clientes e não clientes. E entender como melhor fazer, atender. Pode ser uma maneira rápida, simples, prática e barata de fazer pesquisas com seu público. Quem falou isso claramente a primeira vez foi o Marcelo Tas, que é um craque no twitter (e na TV).

  • A melhor forma de se promover hoje é ensinando. Crie e distribua conteúdo que seja do interesse do seu cliente ideal, do seu mercado alvo. Eles virão de forma automática. E a melhor forma de aprender é ensinando. Ou seja: ensinar tem duplo resultado: gera clientes e te faz ainda mais expert no assunto. Ser visto como expert pelos seus clientes (e potenciais) é a melhor forma de se posicionar.

  • Faça como os grandes chefs de cozinha. Ensine suas receitas. Publique seu livro com todos seus segredos. Não vai ser por isso que alguém vai montar um restaurante vizinho ao seu, com seus pratos. Muito pelo contrário, você vai ficar cada vez mais famoso e respeitado. Essa dica é do livro Rework, da 37Signals.

  • Coloque um pouco de você dentro do seu produto. Você torna seu produto mais humano, único. E fica praticamente impossível copiá-lo, pois não vai ter você dentro dele. Outra dica Rework.

  • Conte sua história. Falei que é muito mais importante falar dos acontecimentos, do dia-a-dia da sua empresa, do que ficar falando dos atributos e benefícios dos seus produtos. Uma cafeteria por exemplo poderia contar histórias dos seus clientes, com pequenos textos (de posts a tweets), fotos e vídeos. Está cada vez mais fácil produzir conteúdo bacana multimídia. Construímos o MyPoint tendo isso em mente. Queríamos ter uma plataforma para nossos clientes contarem suas histórias para a comunidade AgriPoint, que conta hoje com mais de 185 mil usuários cadastrados.

  • Objetos sociais são o futuro do marketing. Se ninguém quer falar do seu produto, você está morto. Se seu produto é chato, boring, idem. É preciso pensar em como tornar seu produto um assunto entre seus clientes. Dei três exemplos: iPad, café Jacu Bird e coleção de xícaras assinadas por artistas famosos. E sugeri: porque uma marca de cafés não faz uma parceria com a Camiseteria para criar uma coleção de canecas usando crowdsourcing.

  • Foque na estratégia de longo prazo, mesmo que no curto prazo os resultados não apareçam. Muitas vezes (sempre) é preciso persistir. Sucessos da noite para o dia demoram 10 anos para acontecer.

  • Perguntei: qual o significado, o propóstio do seu trabalho, da sua empresa, de você mesmo? Cada vez mais acredito que o significado que você coloca em tudo que faz será o fator determinante para o sucesso (ou fracasso). Tem que ter um significado.

  • Por último deixei a frase: Você é o único responsável por realizar seus sonhos. Ninguém vai fazer o que você mesmo precisa/pode/deve fazer. O nosso sonho na AgriPoint é trazer conteúdo/conhecimento que melhore o agronegócio.


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E você, tem alguma sugestão, para ter sucesso com café, ou com mídias sociais, ou com os dois? :-)

Obrigado.

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