A PAPERPLAST – Loja Online entende que o produtor rural deve estar atento e conhecer as tecnologias aplicadas no campo no seu dia-a-dia. A utilização de Lona Plástica para Silagem com os cuidados necessários, por exemplo, é um fator chave para garantir maior produtividade na engorda do rebanho. A vantagem na produção da Silagem com Lona Plástica Dupla Face é bastante conhecida, mas é importante enfatizar:
- Garante fornecimento regular de forragem aos animais leiteiros;
- Permite qualidade uniforme de forragem para os animais durante as diferentes estações do ano;
- A Silagem pode ser feita em quase todas as condições meteorológicas;
- O excedente de forragem verde pode ser conservado, minimizando o desperdício;
- A Silagem de alimentação é uma ferramenta eficaz para o controle de doenças, como os as transmitidas pelos parasitas presentes em diferentes fases das forragens verdes e que morrem durante a ensilagem;
- Melhora a produtividade de forragem verde, melhorando a intensidade da colheita;
- Aumenta a produtividade do gado, assegurando o fornecimento de forragem, especialmente durante o período de estiagem em áreas secas e no inverno em áreas frias.
A produção de silagem envolve o fator “3Ss” – fator SOLO, fator SILO, fator SILAGEM.
Em relação ao SOLO, o produtor costuma ter total controle dos processos: a produtividade por hectare da sua plantação e também a disponibilidade de um agrônomo monitorando a lavoura, por exemplo. Quando o agricultor colhe a plantação ele sabe com precisão quantas toneladas de matéria verde ou seca foram colhidos no campo.
Quando a SILAGEM está finalizada, o agricultor também costuma ser cuidadoso: nutricionistas analisam e avaliam o valor nutritivo da alimentação do rebanho (matéria seca, proteína, etc.). Através do valor nutritivo é determinado a melhor formulação para o animal – seja para bovinos de corte ou de leite.
Quando, porém se fala do SILO propriamente dito, tal cuidado não se observa. O produtor deveria ter maior preocupação com uma análise aprofundada do rendimento do processo: fatores como perda de matéria seca no silo, o avanço diário no silo ou mesmo a temperatura do silo tanto no centro como no topo são fundamentais para um correto entendimento do processo de desenvolvimento da ensilagem.
A abertura do silo, por exemplo, deve ser um processo rápido e por isso demanda muita mão de obra. Porém o processo de ensilagem merece um acompanhamento contínuo.
Um momento importante no processo de produção da SILAGEM que deve ser especialmente monitorado é a VEDAÇÃO com a Lona Plástica Dupla Face Preta e Branca. Este é o momento que todo o contato da forragem com o ambiente externo vai ser interrompido e o grau máximo de anaerobiose vai ocorrer. Ao longo do processo de fermentação – que é um período geralmente longo na propriedade - e o silo fica exposto na maior parte do tempo. Por isso geralmente ocorre furo nas lonas plásticas por entrada de animais, podendo ocasionar a chamada camada preta no topo do silo.
Esse tipo avaria não só está relacionado a perca na ensilagem, mas também na produção de microtoxinas. Essas toxinas são ocasionadas pelo crescimento de fungos, o que pode ser prejudicial ao animal. O oxigênio que entra pelo furo degrada a silagem de uma maneira muito intensa, portanto medidas preventivas e corretivas devem ser adotadas.
É comum observarmos nas propriedades percas exageradas no processo de ensilagem no topo dos silos. Essa perda está diretamente relacionada aos furos na lona plástica para silagem, provocando a camada preta. Para se ter uma ideia, cada 1 cm de camada preta perdida dentro do silo é consumido 3 cm de camada boa. O prejuízo pode ser ainda maior caso a propriedade forneça para consumo dos animais esse material comprometido. A produção de leite pode ser reduzida em função do gado estar se alimentando de uma silagem deteriorada causadas pelas toxinas.
Adotando medidas preventivas e corretivas adequadas, a silagem com lona plástica adequada – a PAPERPLAST recomenda a Lona Dupla Face Preta e Branca desenvolvida especialmente para essa finalidade. Consequentemente haverá a produção de uma forração nutritiva de alta qualidade e o ganho no processo será muito satisfatório. O ganho do produtor rural é motivo de satisfação para nós e para nossa parceria. Até a próxima!
Sobre a PAPERPLAST
Empresa voltada à intermediação de compra e venda de materiais de papel e plásticos entre a indústria e o consumidor. O negócio foi criado em 2016 pelo contador Julivan Arantes da Silva e pelo engenheiro Marcelo Benetti. A PAPERPLAST disponibiliza ainda o PLÁSTICO PARA ESTUFA e TELA DE SOMBREAMENTO, consulte nossos preços e condições de pagamento. Acesse https://www.paperplast.com.br