ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nematoides e o desafio da produtividade na cultura da cana-de-açúcar

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 20/01/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
por Leila Dinardo-Miranda*

Dentre as pragas existentes na agricultura brasileira, os nematoides estão entre as mais comuns e impactantes. Responsáveis por perdas expressivas na produção agrícola e prejuízos bilionários, eles podem ser encontrados nas mais diversas culturas e afetam diretamente a produtividade das lavouras.

Quando falamos especificamente sobre os nematoides que afetam a cana-de-açúcar, podemos destacar quatro espécies: Meloidogyne javanica, Meloidogyne jncognita, Pratylenchus jrachyurus e Pratylenchus zeae, sendo essa última a mais corriqueira. Cada uma delas apresenta diferentes graus de infestação e severidade de danos à cultura e são responsáveis por reduzir a produtividade dos canaviais em cerca de 10%, podendo chegar a 50%.





Os sintomas da praga não são facilmente perceptíveis durante o desenvolvimento da cana, mas as irregularidades na lavoura podem indicar a presença de nematoides. Se o produtor perceber a redução da produtividade em sua lavoura, o ideal é que ele colete amostras de raízes e de solo da área, e envie para análise em laboratório para comprovar sua desconfiança em relação aos nematoides.

Esses parasitas, geralmente, já estão presentes na área que será utilizada para o cultivo, por isso, embora o produtor não consiga prevenir, existem algumas medidas que podem auxiliar na contenção da disseminação dos nematoides como: um bom terraceamento que evite a erosão do solo, o cuidado na limpeza dos maquinários e a utilização de mudas de qualidade.

Quando o solo já apresenta sinais de contaminação e o objetivo é diminuir a população de nematoides, o produtor pode fazer o uso de nematicidas químicos seguindo as boas práticas de aplicação. Atualmente, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) está buscando variedades de cana-de-açúcar tolerantes aos nematoides para auxiliar o agricultor a atingir todo o potencial produtivo da cana-de-açúcar.

*Leila Dinardo-Miranda é Agrônoma e pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures