Em sua quarta edição, o Espaço Café Brasil mantém o foco no produto gourmet, oferece palestras e minicursos e reúne as tendências do mercado de food service
O 4º Espaço Café Brasil traz inovações para todo o mercado cafeeiro em uma área total de 5 mil metros quadrados e com a participação de dezenas de expositores. Realizado de 15 a 18 de junho de 2009, dentro da Fispal Food Service, em São Paulo (SP), a feira é o principal evento nacional para fazer negócios, lançar produtos e ainda reunir todos os segmentos da cadeia cafeeira, desde o produtor até a ponta: o consumidor do produto de qualidade. Neste ano ela firma-se no calendário internacional de feiras de café, aumentando a comunicação com o mercado externo e a participação de visitantes e expositores de outros países. Tais ações têm como objetivo gerar negócios para o mercado brasileiro e posicionar o País como um dos líderes no crescimento do setor.
O mercado de cafés e cafeterias gourmet vem demonstrando potencial com taxas expressivas no crescimento do consumo do produto (42%, 2007-2008). Ainda assim, o segmento de qualidade representa apenas 8% das vendas de todo o setor cafeeiro, que atingiu um lucro de 6,5 bilhões em 2008. "Cada vez mais o brasileiro busca um produto melhor e que proporcione mais prazer. O mercado de café encontra-se em pleno ´redescobrimento´ e atualmente oferece grandes oportunidades", afirma Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, realizadora do espaço.
O foco do Espaço Café Brasil é trazer, durante os quatro dias de feira, todas as tendências do setor para os visitantes e expositores e assim atualizá-los no que há de mais novo no País e no exterior. "Já estamos dentro da Fispal Food Service, que conta com a participação de dezenas de países. Faltava-nos somente o posicionamento como uma feira internacional e também que o mercado enxergasse este momento favorável para concretizá-la", complementa Fontes.
O Espaço Café Brasil une-se aos objetivos do setor no aumento do consumo do produto e conta com o apoio oficial e a participação direta da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do selo Cafés do Brasil e de outras entidades. "Estava na hora do Brasil assumir um papel de liderança e realizar uma feira de negócios de cafés do tamanho de um primeiro produtor mundial e segundo consumidor", enfatiza Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic.
Por ser um segmento ainda repleto de oportunidades de investimento e por haver espaço para a evolução no consumo fora do lar, a Brazil Trade Shows (BTS) - que promove a Fispal Food Service - investe cada vez mais nesta plataforma. "O número de consumidores e profissionais interessados por café vem aumentando exponencialmente. Por isso hoje o Espaço Café Brasil é uma feira de grande importância dentro do food service", afirma Marco Antonio Mastrandonakis, superintendente da BTS. Caminho que levará, em um futuro breve, o Espaço Café Brasil a um pavilhão único e independente em que o café brasileiro estará totalmente representado de ponta a ponta.
O 4º Espaço Café Brasil tem copatrocínio da La Spaziale e apoio oficial da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).
CONTEÚDO E COMPETIÇÃO
As atrações já tradicionais dos anos anteriores como o Auditório Inteligência de Mercado e o Barista Jam Brasil apresentarão aos visitantes as tendências do mercado cafeeiro, além de proporcionar a troca de experiências, minicursos e debates sobre temas diversos. A disputa na Copa Barista 2009, ponto alto do ano passado - aprovada pelas dezenas de profissionais que prestigiaram o evento - será realizada novamente neste ano com a expectativa de atrair ainda mais público e competidores de altíssimo nível.
Há quatro anos o Auditório Inteligência de Mercado traz aos visitantes palestras sobre diferentes assuntos do setor. Nesta edição, o público poderá assistir a temas como negócio, agricultura sustentável, saúde, marketing, empreendedorismo, elaboração de drinques em cafeterias, franquias, entre outros. Dentre os palestrantes já confirmados estão a barista e consultora Isabela Raposeiras, o médico e consultor científico do projeto Café e Saúde Dr. Darcy Lima e os baristas campeões Léo Moço, Otavio Linhares e Yara Thaís Castanho.
No Barista Jam Brasil, que chega ao segundo ano, os visitantes poderão interagir com o moderador em minicursos sobre temas como torra, técnicas de espresso, preparo do café filtrado, técnicas de latte art e ainda cuppings - provas tradicionais de degustação de café. Alguns dos profissionais de destaque confirmados são os campeões brasileiros Marco De la Roche (Coffee in Good Spirits) e Paulo César Junqueira Jr. (Cup Tasters), o consultor e membro da SCAA Ensei Uejo Neto e os baristas Kaká Diniz e Tatiane Rodrigues, dentre outros.