O passeio
Há 11 anos, a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, a 110 km de São Paulo, vem desenvolvendo o projeto "Do Cafezal ao Cafezinho", que começou como uma alternativa de educação às crianças da comunidade, que podiam aprender na prática aquilo que era visto nos livros das escolas, facilitando o processo de aprendizado.
Hoje, as porteiras da Fazenda estão abertas a grupos estrangeiros, empresariais, famílias e grupos estudantis e de terceira-idade. Indicado para pessoas de todas as idades, passear pela fazenda tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho.
O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada. Ao chegar, é recepcionado pela proprietária da fazenda, a Engenheira Agrônoma Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel, e recebido com uma bela mesa de café-da-manhã, onde são oferecidos bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e, claro, o café mais cheiroso e saboroso que você pode provar.
Em seguida, tem início o tour do café. Bebel acompanha todo o passeio, dando explicações sobre como cultivar a planta, enquanto ela ainda é apenas uma muda, passando por todas as etapas de manejo da lavoura, colheita, abanação, chegando até o terreiro e tulha, onde acontece finalmente o beneficiamento dos grãos. Durante a etapa final, da torra do café, sobe aquele cheirinho irresistível de café torrado, feito artesanalmente, seguido da moagem dos mesmos.
"Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados pelo meu pai que tem uma grande experiência com café além de ser um classificador e degustador da bebida", ressalta Bebel. Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, uma deliciosa comida caseira. E claro, o visitante não vai embora sem uma boa prosa, acompanhada de um bom cafezinho.
No restante do dia, o turista escolhe se quer tirar uma soneca na rede ou fazer um passeio na trilha. Também há a opção de visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.
Programação - Domingo, 24 de maio
10h - Café de "boas vindas"
Na sequência:
• Apresentação do café e sua história.
• Passeio pela plantação: colheita e abanação.
• Acompanhamento da lavagem, secagem e beneficiamento, torra e moagem do café.
• Aperitivo (torresmo, mandioca e caipirinha).
• Almoço (saladas diversas, arroz, tutu de feijão, pernil à tropeira, frango, quibebe, couve e farofa).
• Sobremesa: doces da fazenda com queijo e frutas da estação.
Foto 1. Sede da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, em Itu/SP
Foto 2. Começa o passeio pela Fazenda
Foto 3. Os grãos de café acabaram de ser colhidos. Agora eles serão abanados
Foto 4. Alunos aprendem na prática como se abana o café
Foto 5. Grãos recém-colhidos são levados ao terreiro para secagem
Foto 6. Seu Tião, funcionário da fazenda, esparrama o café no terreiro
Foto 7. Na tulha, a meninada acompanha o beneficiamento dos grãos
Quer participar deste passeio inesquecível? Entre em contato conosco através do box abaixo: