ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bayer Brasil cresce 21% em vendas e planeja investir R$ 140 milhões no País

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 07/04/2009

4 MIN DE LEITURA

0
0
Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Bayer no Brasil registrou crescimento em seu faturamento. Em 2008, as vendas atingiram R$ 3,7 bilhões, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior (2007: R$ 3 bilhões). Com esse desempenho, o Brasil permanece entre os 10 mercados mais importantes para a Bayer mundialmente, respondendo por 4% do faturamento global.

"Superamos significativamente os resultados de 2007 de vendas e lucratividade e seguimos otimistas em relação ao futuro. Aqui no Brasil, assim como em todo o mundo, a estratégia corporativa da Empresa mostra-se eficaz", declara o presidente da Bayer S.A. e porta-voz do Grupo Bayer no Brasil, Dr. Horstfried Laepple. A afirmação está relacionada ao alinhamento dos negócios da Bayer principalmente voltado aos segmentos de Saúde e Agronegócios que são menos dependentes do desenvolvimento econômico global.

O bom desempenho é resultado do crescimento do faturamento nos três segmentos em que a Empresa atua: Saúde, com a Bayer HealthCare, que em 2008 foi responsável por 34% das vendas; Agronegócios, com a Bayer CropScience, principal negócio do Grupo no País, com 49% do faturamento; e Materiais Inovadores, com a Bayer MaterialScience, que correspondeu a 17% das vendas no ano passado.

Além disso, alguns acontecimentos foram determinantes para este desempenho como a forte recuperação da agricultura brasileira. Apesar da crise instalada no final de 2008 e da taxa de câmbio, que segue desfavorável, o alto preço das principais commodities possibilitou expressivos aumentos de área e de adoção de tecnologias nos campos. Neste cenário, a Bayer CropScience obteve um excelente desempenho no País com o lançamento de importantes tecnologias voltadas às necessidades dos produtores brasileiros. Entre elas estão o herbicida Soberan®, único no mercado capaz de controlar o mato que compete com a lavoura sem prejudicar as plantas de milho; Premier® Plus, que possui ação simultânea de fungicida e inseticida e proporciona benefícios como vigor e melhor enraizamento das plantas de café; o fungicida Sphere® Max, que oferece melhor qualidade dos grãos e um produto final cada vez mais valorizado para o produtor de café; e Fibermax® 910, semente de algodão desenvolvida e adaptada para as regiões produtoras da cultura no País, sendo uma opção atrativa que proporcionará mais produtividade e uma fibra de alta qualidade.

Na área de Saúde, a Empresa tem apresentado crescimento significativo especialmente com a Bayer Schering Pharma, área de medicamentos de prescrição que, em 2008, teve o portfólio fortalecido com o lançamento do anticoncepcional Miranova®, pílula de baixa dosagem e preço muito acessível. Em 2008, a Bayer também ingressou em um novo mercado: Cuidados com o Diabetes. O principal lançamento foi o Breeze® 2, primeiro monitor do mercado brasileiro com a tecnologia "Já Codificado" que dispensa a codificação ou colocação de chips a cada troca de tiras reagentes.

A Bayer MaterialScience, apesar do difícil cenário global, registrou desempenho satisfatório em 2008. O crescimento foi alavancado principalmente pelo aumento da demanda das indústrias automotiva, calçadista, moveleira e da construção civil, principais áreas de atuação da Unidade de Negócios de Poliuretanos. A área de Revestimentos, Adesivos e Especialidades registrou recorde de produção na linha Desmodur® N, fabricada em Belford Roxo (RJ) e utilizada no segmento de tintas e vernizes. Na área de Policarbonatos, houve um crescimento expressivo nas vendas de matérias-primas para lentes de faróis de automóveis, chapas e produtos de mídia ótica, como CDs e DVDs.

O aumento no volume de exportações também foi destaque. Com crescimento de 57,5% em comparação a 2007, a Bayer consolidou sua importância no contexto global da Empresa, conforme afirma o porta-voz do Grupo no País: "Temos 3 importantes unidades de produção no Brasil e todas elas são estratégicas para os negócios locais, regionais e mundiais". Em 2008 a Bayer comemorou 50 anos de existência de seu Parque Industrial localizado em Belford Roxo. Em São Paulo está a fábrica Cancioneiro, pólo exportador de medicamentos hormonais para mais de 30 países da América Latina e Ásia e principal responsável pelo crescimento nas exportações em 2008. A terceira unidade de produção está localizada em Porto Alegre, onde são fabricadas vacinas contra febre aftosa.

Perspectivas 2009 - Até o final deste ano, o Grupo Bayer planeja investir cerca de R$ 140 milhões no Brasil (2008: R$ 106,3 milhões). Os investimentos serão destinados, entre outros, à atualização tecnológica e expansão das três fábricas da Empresa no País. Além disso, a Bayer Brasil deve ampliar seu número de colaboradores com a expansão dos negócios e sua crescente importância dentro do Grupo mundialmente. O Brasil desempenha papel importante em atividades centrais da Empresa. É o caso da Farmacovigilância, área responsável pelo controle da segurança dos medicamentos que, no Brasil, ganhou uma função global gerando mais de 70 posições de trabalho de alta qualificação até o final de 2010.

Entre os lançamentos previstos para este ano destaca-se a linha de dispersões poliuretânicas BayQsan® da Bayer MaterialScience. Os produtos, destinados à composição da formulação de diversos tipos de cosméticos, são usados como formadores de filmes e aditivos sensoriais, que garantem grande desempenho em modelagem, fixação e flexibilidade.

"A Bayer está comprometida com o Brasil há mais de 113 anos e por isso os investimentos serão mantidos, mesmo diante de todas as incertezas com a crise mundial. Queremos fortalecer e ampliar nossa atuação no País e garantir a geração de empregos. E tudo isso graças ao potencial de inovação e crescimento do nosso portfólio", complementa o porta-voz do Grupo no Brasil.

Declarações antecipadas quanto ao futuro

Este press release pode conter declarações quanto ao futuro baseadas em suposições e previsões atuais feitas pela administração do Grupo Bayer ou divisões de negócios. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem causar diferenças relevantes entre os reais resultados futuros, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da Empresa e as estimativas aqui fornecidas. Tais fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer disponibilizados em seu website www.bayer.com. A Empresa não assume responsabilidade alguma pela atualização de tais declarações antecipadas quanto ao futuro nem sua adaptação a eventos ou desenvolvimentos futuros.

As informações são da Comunicação Corporativa - Grupo Bayer.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures