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Paulo Leme fala sobre tendências do mercado de Café

EDUCAPOINT

EM 19/12/2014

4 MIN DE LEITURA

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O Curso Online "Marketing Estratégico no Agronegócio do Café", organizado pela AgriPoint, será realizado no período de 15 de janeiro até 05 de março de 2015. Nesse curso, o participante irá aprender como fazer uma análise crítica de seu negócio em termos de marketing e estratégias de posicionamento de sua marca e de seu café.

O público alvo são cafeicultores de grande, médio e pequeno porte, empresários ligados ao café, torrefadores, exportadores, donos de cafeterias e consultores, líderes de cooperativas, associações e instituições do café.

O instrutor Paulo Henrique Leme é consultor em marketing e estratégia no agronegócio, especializado em café, certificações, indicações geográficas e qualidade. Também é professor na Universidade Federal de Lavras e coordenador do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA.

Confira a entrevista com o instrutor:

Quais as tendências no mercado de café?

A demanda global de café possui uma tendência de crescimento constante, inclusive, a taxa tem subido aos poucos. Se fizermos uma média dos últimos dez anos, teremos algo em torno de 2,7% a.a. Por si só ela é uma perspectiva interessante para produtores.

A questão que se coloca, porém, é sobre “como” e “onde” ocorrerá esta demanda por café. Ou seja, em quais países, quais tipos de bebida, se arábica ou robusta, etc. Gosto de agrupar as tendências no mercado consumidor de café em três importantes grupos:

• a cultura de consumo de café: representada pelo crescimento no consumo de café espresso, pelas cafeterias, baristas e pelo envolvimento com a cultura do café (dentro e fora de casa);
• o consumidor e seus desejos: principalmente por produtos mais convenientes em seu uso, por novos produtos e embalagens; e também pelo interesse nos cafés especiais e gourmet; e
• o produtor e o marketing: a demanda por origem e sustentabilidade implicam em identificar de onde vem o alimento que consumo. Aqui é importante analisar como os cafeicultores podem atender à demanda dos consumidores através da origem e das certificações sustentáveis.

Outra importante tendência, e que abordaremos no curso, é a crescente utilização do café Robusta como base para diversos novos produtos no mercado e novos blends de café.

Então a pergunta é mais ampla, o crescimento no consumo de café no mundo é de Arábica ou Robusta?

Como o café brasileiro está inserido no mercado mundial?

O café brasileiro se insere no mercado mundial como balizador de preços e como base de preparo de diversos tipos de blends. Ainda é insipiente nossa inserção nos mercados de cafés gourmet e especiais, apesar de já possuirmos bons produtores de cafés especiais em várias regiões, ainda temos poucas marcas de café torrado e moído no mercado internacional.

Qual a importância do marketing na valorização do café brasileiro?

O marketing, em sua função global, e o marketing estratégico mais especificamente, pode desempenhar um papel fundamental no desenho e implementação de estratégias de marketing realmente eficientes para todos os participantes do agronegócio café.

O marketing é a área de estudo que pode sistematizar informações de mercado e apoiar a criação de estratégias de marketing que influenciem a tomada de decisão de compradores de café, e, especialmente, consumidores de café.

Veremos no curso como desenvolver uma estratégia de construção de uma marca de fazenda ou de origem (região) específica, a exemplo dos casos de sucesso no Brasil.

Defendo que como estratégia global para cadeias complexas como a do café precisamos desenvolver o conceito de “convergência estratégica”, de forma que todos os integrantes da cadeia estejam convergindo em suas ações para promover os Cafés do Brasil.

O que os alunos poderão aprender de mais importante neste curso?

Este curso online de Marketing Estratégico no Agronegócio Café tem dois grandes objetivos para os alunos. O primeiro é fornecer uma atualização sobre as principais tendências do agronegócio café tanto na produção quanto no consumo mundial.

No Módulo 1, os alunos poderão verificar as tendências de produção, ou seja, um panorama geral sobre como os concorrentes do Brasil estão reagindo às mudanças no mercado internacional e quais são as perspectivas de mercado para o médio e longo prazo, com foco especial nos concorrentes asiáticos.

No Módulo 2, apresentaremos as principais tendências do mercado consumidor, com destaque para o crescimento do consumo de café Robusta e do mercado de cafés especiais e certificados. O público alvo para estes módulos são todos os envolvidos com o café, da produção ao varejo.

O segundo objetivo do curso é fornecer aos alunos um conhecimento básico sobre estratégia e marketing aplicados ao agronegócio café. Nos módulos 3, 4 e 5, os alunos aprenderão a desenvolver uma estratégia para seu negócio, analisar oportunidades e ameaças, analisar pontos fortes e fracos de sua organização e construir uma estratégia de marketing sólida, incluindo estratégias de propaganda e marketing digital. Com foco especial nos produtores de café, estes módulos também podem ser aplicados à torrefação e ao varejo.

Por fim, temos um módulo especial sobre certificações e sustentabilidade na visão do marketing. No Módulo 6 apresentaremos alguns conceitos importantes para o agronegócio, como a qualidade, segurança alimentar, origem e sustentabilidade, sempre com uma visão crítica sobre o marketing que podemos construir para nosso negócio e nossas associações e cooperativas.

Comece o ano estudando! Clique aqui e inscreva-se já!

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