No dia a dia, no manejo das lavouras de café, surgem criações ou adaptações de utensílios, os quais, embora simples, facilitam bastante o trabalho e solucionam problemas encontrados no campo. Dois desses utensílios podem ser encontrados em fazendas na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
O primeiro é um tipo de forquilha ou um gancho grande, que tem cerca de 3 m de altura, feito com uma haste de madeira, tirada de arbustos no mato. Esta haste serve para realocar hastes de cafeeiros que se encontram pendidas para o meio da rua, de forma a desobstruir as ruas da lavoura para o transito de maquinário, evitando, ainda, a derrubada de frutos de café na passagem do trator com implementos. Com ela, o trabalhador aprisiona a haste do cafeeiro pendida, em sua parte superior, e coloca a mesma por detrás de outras hastes vizinhas, assim ficando presa por elas e de modo aprumado. A forquilha facilita por que tem altura pra atingir a haste pendida e reduz o esforço do trabalhador, aumentando seu rendimento no trabalho.
O segundo utensílio é composto de uma haste ou cabo de madeira redondo, com cerca de 1,5 m de comprimento, que tem implantado, em uma das pontas, um elemento de ferro em forma de V aberto (ver foto), e constituído de hastes de vergalhão grosso. Com ele, o trabalhador vai fazer a capação do ponteiro de plantas, seja para fazer um tipo de decote herbáceo ou mesmo a capação de plantas de porte alto, que podem ser encontradas no meio de cafeeiros de porte baixo. Para isso, o operador coloca a ponta dupla junto ao broto terminal e faz um pequeno movimento de torção para quebrar o broto. Deste modo, o utensílio faz com que o trabalhador ganha em altura, não sendo necessário fazer esforço pra envergar/abaixar a ponta do pé de café, onde, sem o utensílio, teria de fazer com as mãos o mesmo trabalho de quebra do broto terminal.
Como dito no início, trata-se de utensílios simples e de fácil construção que, conhecidos por mais cafeicultores, podem facilitar os seus trabalhos e, assim, aumentar o rendimento operacional nas lavouras, importante fator componente do custo de produção do café.
O técnico Enivaldo mostra o utensílio na forma de uma haste de madeira com forquilha, para auxiliar no aprumo de hastes pendidas, as quais serão colocadas por detrás de outras vizinhas que as suportarão
O utensílio de madeira com ponta de ferro em V, usado para capação ou decote herbáceo na ponta de cafeeiros. O equipamento (a direita) e demonstração de seu trabalho de torção/quebra do broto (a esquerda).