ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Substrato caipira para produção de mudas de café em bandejas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 14/08/2024

1 MIN DE LEITURA

0
1

É possível produzir mudas de café em bandejas usando substrato caipira. Foi desenvolvido e testado, em maior escala, um substrato de mudas com uso de materiais da própria fazenda, denominado de substrato “caipira”. 

O substrato usual para produção de mudas de café, em tubetes e bandejas, é composto de fibra de coco, turfa e fibras de madeira. Ele confere boa qualidade ao substrato, propiciando uma boa retenção de umidade e arejamento adequado para as raízes. Recentemente, foi estudado um substrato misto, composto por 50% de substrato comercial (Carolina Soil) e 50% de esterco de curral, sendo obtidos bons resultados no desenvolvimento das mudas e, também, com menor custo. 

No presente trabalho, foi testado um substrato caipira para substituir o substrato comercial. A composição testada foi de 45% de esterco de curral, 45% de palha de café decomposta (de coloração preta) e 10% de terra, mais arenosa. Foi adicionado, ainda, adubo de lenta liberação, do tipo osmocote 15-9-12, à razão de 1,3 kg por metro cúbico de substrato. 

O trabalho foi conduzido em Nepomuceno, Sul de Minas, com o preparo de 42 mil mudas de café arara, usando bandejas de 32 células. A condução do viveiro foi a tradicional, com semeio direto, de duas sementes por célula, conduzido com meia-sombra de sombrite, com irrigações diárias e controle fitossanitário usual, de forma preventiva. 

Depois de 7 meses de condução, foram avaliadas as mudas na comparação do substrato Carolina Soil (21 mil mudas) e o substrato caipira (21 mil). Os resultados obtidos mostraram bom desenvolvimento da parte aérea das mudas, com 6 pares de folhas, e do sistema radicular, de forma semelhante nos dois tipos de substratos. As mudas tiveram, em peso verde, a média de 12 g na parte aérea e 9 g no sistema radicular. Foram plantadas e, em ambos os substratos, houve bom pegamento. 

Deste modo, conclui-se que é recomendado o uso de substrato caipira na produção de mudas de café. Nas fotos, pode-se observar o aspecto das mudas produzidas.


Bom aspecto das mudas formadas, na parte aérea e no sistema radicular. A muda da esquerda, em ambas as fotos, se refere ao substrato caipira, e, a da direita, ao Carolina Soil

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures