Os pulverizadores costais providos com bateria, portanto elétricos, requerem menor esforço do operador e resultam em aplicações de forma mais uniforme e eficientes, assim se mostrando muito adequados para uso em lavouras de café.
O pulverizador costal usado em cafezais, seja para pulverizar a planta, ou aplicar defensivos via solo ou aplicar herbicidas, pode ser acionado de três maneiras: a gasolina, a bateria e manualmente. Nos modelos a gasolina, menos comuns, o custo e a manutenção são maiores e tem, ainda, o barulho. Os de funcionamento exclusivamente manual são os mais comuns, sendo movimentados por alavanca.
Os pulverizadores costais elétricos, aqui destacados, funcionam através de bateria bivolt, recarregável (entrada AC 100-24 V e saída 12 V) que pode durar de 6 a 12 horas de trabalho, dependente do modelo. Eles exigem menor esforço do operador, são confortáveis, possibilitam o controle da pressão e alguns também oferecem funcionamento 2 em 1, ou seja, podem ser utilizados tanto de forma manual quanto a bateria. Seus depósitos variam de 12 a 20 litros, conforme o modelo.
As lanças e os bicos podem ser adaptados aos pulverizadores, sendo mais usados os de jato cônico para pulverizações e de jato em leque para aplicação de herbicidas. Em certos modelos podem vir bicos reguláveis. As mangueiras e lanças são variadas, as mangueiras tem em torno de 1,30 m e as lanças (normais de 40 a 90cm) sendo melhores as mais longas ou que tenham possibilidade de alongamento, pois assim o operador fica mais longe da ponta de aplicação. Isso se mostra mais importante na aplicação de herbicidas, já que lanças curtas acabam jogando muito líquido junto aos pés do operador. Verifica-se, na prática, que é apropriado usar lanças com dois bicos nos modelos elétricos. Assim, o movimento da lança, pelo operador, cobre uma área maior da planta e rende mais o trabalho.
No mercado existem muitas marcas e modelos disponíveis, de fabricação nacional ou importados. Uns têm custo menor, porém tem poucas regulagens. Alguns modelos dosam a aplicação e até registram a mesma. A existência de gatilho com trava junto à lança resulta em manejo menos cansativo. Os modelos mais facilmente disponíveis tem sido da Jacto, Brudden, Kawashima, Yamano, Nagano, Coyote e Tekno.
Pulverizador costal elétrico modelo PJB da Jacto, em aplicação sobre a folhagem e junto ao solo, com herbicida
Alguns modelos de pulverizadores manuais com baterias - Yamano, Brudden, Tekno e Kawashima
Outros modelos de pulverizadores manuais com baterias - Jacto, Coyote e Nagano