Em ensaio de testagem de cinco cultivares novas de cafeeiros, nas condições da região da Alta Mogiana (SP), verificou-se boa capacidade e precocidade produtiva da cultivar Arara.
Novas cultivares de cafeeiros vem sendo introduzidas, gradativamente, em plantios comerciais, devido às suas boas capacidades produtivas, além de outras características agronômicas favoráveis. A cultivar tradicional mais cultivada é a catuaí, que igualmente possui boa capacidade de produção e, ainda, tem boa precocidade, ou seja, produz bem inicialmente.
Foram avaliados os resultados de um experimento instalado na Fazenda Experimental de Franca, onde constam sete itens de materiais genéticos, sendo um ainda em desenvolvimento e mais cinco cultivares novas já comerciais - arara, paraíso 2, catucaí 24/137, IPR 100 e acauã novo, mais o padrão catuaí vermelho IAC 144. O ensaio foi instalado em blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas de oito plantas. O plantio foi efetuado em jan/19, no espaçamento de 3,5 x 0,7 m, sendo conduzido com irrigação de gotejamento a partir do plantio.
Para a análise inicial, relativa à precocidade produtiva, foram tomados os dados de produção das duas primeiras safras, colhidas em agosto de 2022 e 2023. Os resultados da colheita dos frutos foram transformados em produtividade, em sacas/ha, após determinação do rendimento do café coco/beneficiado.
Os resultados de produtividade, nas duas primeiras safras e sua média, das cinco cultivares novas e do padrão catuaí, estão dispostos na tabela 1. Pode-se verificar que a produtividade das cultivares novas ocorreu de forma diferenciada, em relação ao padrão. Os cafeeiros das cultivares acauã novo, catucaí amarelo 24/137, paraíso 2 e IPR 100 produziram em nível semelhante ao padrão catuaí, na faixa de 47 a 61 scs/ha. Já os cafeeiros da cultivar arara se mostraram mais produtivos, com 73,5 scs/ha na média das duas primeiras safras, sendo superiores, em cerca de 37%, em relação ao padrão catuaí.
As fotos, em seguida, ilustram três cultivares, agora já na terceira safra, em 2024, com colheita prevista para julho, verificando-se visualmente que os cafeeiros da cultivar arara apresentam boa carga de frutos, devendo, portanto, manter sua superioridade.
Tabela 1- Produtividade nas duas primeiras safras em cafeeiros de cultivares novas, em relação ao padrão catuaí - Franca (SP), 2023
Em junho de 2024, na Fazenda Experimental de Franca (SP), fotos das parcelas de cafeeiros catuaí (esq.) e paraíso 2 (dir.) na terceira safra
Em junho de 2024, na Fazenda Experimental de Franca (SP), foto das parcela