ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palha de café demais mata cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 26/07/2024

1 MIN DE LEITURA

2
0

Em observações em campo, na região do Alto Paranaíba (MG), foi constatada a morte de um conjunto de cafeeiros por efeito de aplicação da palha de café em alta dose, em montes. 

A palha de café é um ótimo adubo orgânico para uso em cafezais. Ela é rica em nutrientes, especialmente em potássio. Além disso, ela se encontra disponível, em boa quantidade, nas próprias fazendas cafeeiras, por isso tem baixo custo, não exigindo despesas com transportes. 

A palha equivale a 50%, em peso, do café colhido, depois de seco, em coco. 

Experimentos realizados mostram que a aplicação de 5 a 10 toneladas de palha por hectare, combinada com a adubação química, com redução dos nutrientes fornecidos pela palha, portanto, em igualdade de nutrientes, o seu efeito orgânico e liberação gradual de nutrientes aumenta a produtividade dos cafeeiros em cerca de 20%, quando comparada com a adubação química exclusiva. 

Acontece que, na aplicação, deve-se adotar cuidados com a palha. Não se deve aplicar uma dose excessiva. Primeiro porque pode provocar desequilíbrio de potássio no solo. Ainda, quando aplicada em camadas grossas, ou montes, sobre o solo junto aos cafeeiros, pode levá-los à morte. 

A morte de plantas ocorre pela alta temperatura formada, junto ao tronco das plantas, provocada pela fermentação da palha, que ocorre com a umidade. 

Nas fotos, pode-se observar a morte das plantas que receberam altas doses de palha. Ali, a palha foi aplicada de modo acumulado, em montes, com cerca de 20 cm de espessura. Indica-se que a camada não deve ultrapassar de 3 a 5 cm. 

Aspecto das plantas mortas pela camada de palha de café, no início da linha de cafeeiros, ao lado de outras plantas normais (à esq.), e detalhe da camada grossa de palha junto aos cafeeiros mortos (à dir.). Plantas com 4 anos de idade. Alto Paranaiba (MG,) fev/24

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LESLIE ANTONIO CRUVINEL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/08/2024

Há 15 anos utilizo palha prá fazer Organomineral customizado na fazenda, com redução média de 35% nos custos da adubação total e melhoria significativa das lavouras. Sucesso absoluto! Veja no Instagran digitando "Organomineral customizado" ou no whatsapp 34.99109.9066 (Agr. Leslie Cruvinel).
ROLANDO VÁSQUEZ

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/07/2024

A gente tem que favorecer a fermentaçao AEROBICA da palha. A camada de palha no chao nao deve ter uma grossura maior de 5 centimetros para ficar Aerobica.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures