Foi observado, em campo, um engrossamento de raízes em plantas novas de café pelo efeito do herbicida 2,4-D.
Depois do plantio do café, as plantas novas ficam muito sujeitas à concorrência do mato, pois as ervas crescem junto às mudas, aproveitando o próprio adubo usado na cova ou sulco de plantio. Essa situação se agrava em áreas de renovação de cafezais velhos, onde existe uma grande sementeira de ervas daninhas.
Em plantas novas de café, o controle do mato pode ser feito por trilhação, com enxada, ou com o uso de herbicidas mais seletivos a cafeeiros, ou outros não seletivos, estes com aplicação bem protegida para evitar fitotoxidez nas plantinhas de café.
O herbicida 2,4-D é usado, normalmente, em lavouras de café após o segundo ano de campo. Ele atua em pós-emergência no controle de ervas de folhas largas e tem efeito de pré-emergência para plantas de folhas estreitas. Ele é um produto sistêmico, de ação hormonal. Quando atinge os cafeeiros, provoca pequena queima, afilamento das folhas e interrompe, temporariamente, o crescimento das plantas.
Em lavoura nova, na região de montanha do Espírito Santo, foi verificado um sintoma novo: a emissão de grande número de raízes grossas saindo da base do tronco das mudas. Analisando aquilo que o produtor utilizou na lavoura, verificou-se o uso do 2,4- D no mato, com resíduo desse herbicida na superfície do solo.
O engrossamento de raízes em cafeeiros jovens já foi verificado pelo uso de esterco de curral, oriundo de pastagem, onde havia sido usado o herbicida Tordon. Sabe-se que o Tordon possui, em sua formulação, o 2,4-D (40%) e o Picloran (10%). Deste modo, verifica-se que o 2,4-D, mesmo de forma isolada, tem efeito nas raízes de plantas novas de café. Não se sabe, com certeza, se o efeito do herbicida foi devido à deriva, na parte aérea das plantas, ou se ocorreu através de resíduos, com a chegada de terra nas mudas. Esta última hipótese parece mais verdadeira, visto que a parte aérea das mudas (folhas) não mostra sintomas típicos de ação do produto.
Sintomas de 2,4-D nas raízes de plantas novas de café, com emissão de muitas raízes grossas, e parte aérea da mesma muda, sem problema de afilamento de folhas