ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fusariose em cafeeiros associada a lesões pela colheita mecanizada

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 05/08/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma fusariose foi observada, com gravidade, em cafeeiros que vêm sendo colhidos mecanicamente, e foi possível associar a doença com as lesões de tronco provocadas pelas varetas da máquina colhedora. 

A fusariose em cafeeiros arábicas é provocada por fungo do gênero Fusarium, que se desenvolve nos tecidos do tronco das plantas e causa entupimentos nos vasos, podendo resultar na morte delas. Sua ocorrência tem sido relatada em cafeeiros mais velhos e em áreas onde se pratica podas mais frequentes, pois o fungo pode ser transmitido pelas ferramentas e penetra pelos ferimentos do corte das plantas. Essa fusariose, no geral, tem menor importância e se restringe a poucas plantas, já velhas. 

Uma fusariose de características diferentes foi verificada, recentemente, em lavoura de café no município de Coromandel (MG). Ela vem ocorrendo de forma grave, atacando plantas de café ainda novas, com 8 anos de idade. A sintomatologia também é diferenciada. Ela provoca o amarelecimento das plantas e uma seca da ramagem, a partir do ponteiro, e vem descendo no tronco. Essas lavouras atacadas vêm sendo colhidas com máquina faz cinco safras e existem muitas lesões no tronco, provocadas pelas varetas. 

Ao cortar o tronco com canivete na região das lesões, verifica-se que, no lenho, existem estrias escuras, avermelhadas e de cor marrom, típicas da fusariose. Observa-se que a seca do tronco e da ramagem está restrita à parte alta das plantas, onde as varetas da máquina atingem, sendo que a parte baixa das plantas, onde o tronco não é atingido, se mantém sem essas manchas no lenho. Em função disso, mesmo a parte superior da planta estando muito afetada, as plantas emitem brotações sadias, saídas na parte baixa do tronco. 

Outra observação feita na área é de que a fusariose vem atacando mais uma das variedades, sendo que linhas de cafeeiros da mesma idade, ao lado delas, mas de outra variedade, não apresentam plantas doentes, isso mostrando maior susceptibilidade dessa variedade. 

A fusariose tem evoluído na lavoura a cada ano, já existindo cerca de 10% de plantas atacadas em estado grave. Parece que a colheita vem disseminando a doença, pois em linhas de cafeeiros, onde já existem plantas doentes ao longo dessas linhas, a percentagem afetada cresce mais rapidamente. A princípio, a doença afetou plantas isoladas, mas, agora, já aparecem grupos de plantas doentes, em sequência, na mesma linha. 


Aspecto geral dos cafeeiros atacados pela fusariose, mostrando amarelecimento da folhagem e seca da ramagem – Coromandel (MG), fev/24


À esquerda, lesões no tronco de planta afetada, mostrando, pelo corte com canivete, manchas escuras no lenho. À direita, brotações novas, sadias, saindo da parte baixa do tronco de planta afetada pela fusariose

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures