Observações em campo, efetuadas em início de novembro de 2023, em lavouras de café situadas nas áreas das Montanhas do Espírito Santo e das Matas de Minas, mostram que a floração e a frutificação das plantas ocorrem de forma muito desuniforme, e o ataque da broca dos frutos se mostra muito intenso.
A condição climática normal das regiões onde se cultiva a maior parte da cafeicultura de montanha, compreende chuvas entre outubro-novembro e abril. No ano de 2023, as chuvas iniciaram mais cedo. Em agosto choveu e, como consequência, veio a primeira florada dos cafeeiros. Depois, com mais chuvas, ocorreram outras em setembro e outubro, e ainda sobraram gemas/botões sem abrir. Observando o dado de chuvas em agosto, na região de Marechal Floriano (ES), verifica-se precipitação de 170 mm, ocorrendo três floradas neste mês.
A broca dos frutos ocorre, normalmente, em dezembro/janeiro, cerca de 90 dias após floradas, quando os frutos já começam a ter sementes dentro deles. Não se deve esquecer que, mesmo antes desse estágio, as brocas começam a perfurar os frutos, ainda aguados, provocando, na maioria dos casos, sua queda.
A maior ocorrência da broca nesse ano se deve a quatro fatores favoráveis. Começa pela maior permanência, no campo, de frutos da safra anterior, devido aos problemas de falta de mão-de-obra e de preço baixo do café. Assim, muito café de varrição ficou sem colher, contribuindo para a multiplicação da broca. Outro aspecto importante foi o menor período, decorrido entre a colheita da safra anterior e a frutificação na safra atual, em função do adiantamento das chuvas. Essa chuva adiantada também favoreceu, por evitar a seca excessiva dos grãos da safra anterior. Com isso, os insetos da broca tiveram alimento mais disponível.
Finalmente, outros fatores para o ataque mais grave da broca têm sido as temperaturas mais altas, que aumentam a multiplicação dos insetos e as chuvas mais esparsas, com veranico, agora no período de trânsito da broca.
Na tabela 1 estão colocadas as datas onde foram observadas as diversas florações dos cafeeiros, na região de Montanha do ES, neste ano. Destaca-se como importante monitorar as diferentes variedades quanto à floração e, consequentemente, ao ataque de broca, observando-se a tendência de início, mais cedo, do ataque nas variedades de maturação e floração mais precoces.
Tabela 1 - Datas das florações nas várias cultivares de café arábica na região das Montanhas do ES para a safra 2024
No mesmo ramo, frutos chumbões, frutos chumbinhos, flores e botões, evidenciando a desuniformidade da floração - Sul do ES, nov/23
Frutos brocados, em elevado percentual, já em início de nov/2023 - Marechal Floriano (ES)