Em campo, foi observado que os cafeeiros da cultivar arara apresentam bom comportamento sob sombra de árvores.
Essa variedade tem demonstrado boas características vegetativas e produtivas, destacando-se por sua alta produtividade, resistência a doenças e boa qualidade dos frutos. Em função disso, seu plantio tem crescido bastante nos últimos anos.
O cultivo do café no Brasil é todo realizado com manejo a pleno sol, condição em que a produtividade das plantas é maior. Existe algum interesse no uso de arborização de lavouras como forma de praticar uma cafeicultura regenerativa. Sabe-se que, sob sombra, ocorre melhor aproveitamento dos adubos, especialmente do nitrogênio, e que as plantas de café produzem um pouco menos, porém com pequeno diferencial entre safras, ou seja, com pouca bienalidade.
A cultivar arara apresenta maturação tardia dos frutos e, em condições de altitudes mais elevadas, pela falta de stress, tende a dar várias floradas e, consequentemente, maturação mais desigual. Neste ambiente mais frio, uma das opções seria uma arborização, pois, assim, seriam evitados problemas de ventos e, principalmente, igualaria a floração e a frutificação.
O aspecto de uniformização de florada e de frutificação foi observado, de fato, em duas áreas de cultivo da cultivar arara, em região de montanha: no Sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas, em altitude de 900 m a 1.100 m. Algumas árvores existentes nas lavouras faziam sombra para os cafeeiros, uma até muito nobre, um Jacarandá (figura 1). Nessas áreas, os cafeeiros de arara se apresentavam com ótimo enfolhamento e era bem visível a boa frutificação, com rosetas cheias e frutos uniformes (ver figuras 2 e 3).
As observações efetuadas indicam que a cultivar de cafeeiros arara é uma boa opção para uso em sistemas de arborização.
Figura 1- Lavoura de arara na sombra de árvore de Jacarandá – Mutum (MG), jan/23
Figura 2- Boa frutificação de cafeeiros arara sob árvore nativa - Irupi (ES)
Figura 3- Bom enfolhamento e frutificação mais uniforme em cafeeiros arara, sob sombra