ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bem-te-vi: nova cultivar de cafeeiros com alta produtividade nos Cerrados

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 18/06/2024

1 MIN DE LEITURA

0
0

A cultivar de cafeeiros bem-te-vi vem apresentando altas produtividades nos campos de testagem de materiais genéticos, nas condições dos Cerrados. 

A cultivar bem-te-vi é oriunda de cruzamento natural entre o catuaí amarelo A74 e um catimor, este sendo mais provável o 386 cv 900, que se encontrava em parcela vizinha. A planta original apareceu dentro de uma parcela do catuaí A74, em experimento na Fazenda Experimental de Varginha. Essa planta era diferenciada, pois foi observada com frutos de cor laranja e não era infectada pela ferrugem. 

Da planta híbrida original foram derivadas novas gerações em ensaios na Fazenda Experimental de Varginha, onde foram feitas seleções de plantas de frutos amarelos e vermelhos. A seleção de frutos amarelos se mostrou altamente vigorosa, mas não resultou muito produtiva. Ao contrário, a seleção de frutos vermelhos foi bem produtiva e, no ensaio, foi selecionada a cv 500, que deu origem à cultivar bem-te-vi, que recebeu mais uma seleção, no campo de Coromandel, com as cvs 19 e 17 reunidas e colocada em competição nos Cerrados. 

Nos campos de testagem, na região do Alto Parnaíba, instalados sob a coordenação da ASSOCAFE, de Carmo do Paranaíba, foram implantados campos em seis propriedades, cada um com os mesmos 25 materiais genéticos, abrangendo cultivares da Epamig, do IDR-PR, do IAC e da Fundação Procafé. Nesses campos, a cultivar bem-te-vi foi a mais produtiva, com média de 41,2 scs por ha, na média das quatro primeiras safras. Ela foi a mais produtiva em duas localidades, e foi a segunda mais produtiva em duas outras áreas. Nessas mesmas áreas, a cultivar padrão dos campos, o catuai vermelho 144, produziu, em média de quatro safras, 34,5 scs/ha. 

A cultivar bem-te-vi, face aos seus bons resultados, foi lançada por ocasião do 47º CBPC, e registrada no MAPA pela Fundação Procafé em 2023. Ela possui plantas de porte baixo, com brotação terminal verde, tendo alto vigor. Os frutos maduros são vermelhos, de maturação média, e os grãos têm tamanho normal. Ela apresenta boa resistência à ferrugem e tolerância a déficit hídrico.

Figura 1: Detalhes da frutificação do bem-te-vi, na terceira safra, em campo de observação da ASSOCAFE. Carmo do Paranaíba (MG), junho de 2022

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures