A 46ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras foi realizada em Poços de Caldas (MG), entre os dias 18 a 21 de outubro. Com mais de 800 pessoas presentes, foi registrado um número recorde de trabalhos e de participantes.
Os estudos e pesquisas foram recebidos de técnicos de diferentes Instituições e das várias regiões cafeeiras, sendo publicados no livro dos Anais, distribuído aos participantes. Eles são bastante diversificados - 57 deles versam sobre pragas do cafeeiro, 39 sobre doenças, 34 sobre sementes, mudas e técnicas de plantio, 164 sobre tratos culturais, 105 sobre melhoramento genético, 57 sobre ecologia e fisiologia e 15 sobre estudos sócio-econômicos da produção. Com certeza, essas tecnologias geradas vão contribuir para avanços nos vários setores da cultura cafeeira.
Na programação do evento foram três dias de apresentação de trabalhos de forma oral, em auditório, com 118 trabalhos escolhidos, dentre os 471 publicados. Também foram realizados três seminários sobre: racionalização na adubação, cultivos intercalares e poda no sistema safra zero. No último dia, foi realizado um dia de campo na Fazenda Sertãozinho. Na sessão de abertura, foram lançadas três novas variedades de café desenvolvidas pela Fundação Procafé e 16 pessoas, sendo lideranças da cafeicultura e técnicos, foram homenageadas com a medalha do mérito cafeeiro em função da sua grande contribuição para a melhoria do setor cafeeiro.
O evento teve o patrocínio da Fundação Procafé, da Embrapa Café, da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, da UFLA e da UNIUBE. Neste ano, o slogan do Congresso foi “A tecnologia floresce e o café aparece”. De fato, os resultados obtidos do evento mostraram a pesquisa florescendo e o desenvolvimento de novas soluções, as quais serão muito úteis para a melhoria da cafeicultura.
Aqueles que não puderam estar presentes no Congresso podem consultar e baixar os trabalhos no site da Fundação Procafé.
No auditório do Palace Casino, em Poços de Caldas, a mesa diretora na solenidade de abertura e o grande público participante, constituído por pesquisadores, técnicos de AT e liderança de cafeicultores. Destaca-se a presença do Secretário de Agricultura de MG, Thales Almeida; o Presidente da FAEMG, Antônio P. de Salvo; e o Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro
A bolsa do Congresso e o livro dos Anais, este com 438 páginas, contendo 471 trabalhos de pesquisa com a cultura cafeeira