Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
FairTrade: certificação ou movimento? |
ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA
Administrador, especialista em cafeicultura sustentável, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botelhos e consultor de associações e certificações agrícolas.
3 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
EDUARDO CHAGAS MATAVELLIPOÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 06/08/2016
Concordo com o termo movimento mestre Ulisses. É interessante ver todo o "movimento" que os trabalhos do Fair Trade e outros protocolos fazem.
Movimento este, no sentido de mover, principalmente do cafeicultor, que passa a enxergar a atividade de um outro ângulo, mantendo se no negócio é atingindo todos os 5 pilares da sustentabidade. A "movimentação" é muito grande. Grande abraço!! |
ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRAPOÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 05/08/2016
João Aparecido, brilhante seu comentário! Sim a certificação traz uma bagagem de boas práticas fundamentais para a sustentabilidade da cafeicultura. A transformação não pode ser apenas financeira, pois essa não se sustenta, mas no pilar da sustentabilidade a parte econômica com certeza tem um peso grande! Trabalho com cindo pilares para a sustentabilidade, sendo: Econômica, Social, Ambiental, Política e Cultura. Somente ao atingir esses cinco fatores uma localidade, comunidade ou país poderá verdadeiramente se considerar um local desenvolvido. E é isso que queremos não é?
|
JOÃO APARECIDOVARGINHA - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B) EM 04/08/2016
Entendo que a expressão MOVIMENTO refere-se principalmente a uma determinada ação coletiva de determinado setor da sociedade ou organização social com objetivo de defesa ou preservação de uma determinada ordem na sociedade. Assim sendo eu vejo que esta terminologia que o colega esta utilizando é verdadeiro , mas seria de extrema importância que estes movimentos organizados tivessem a certificação fairtrade como alvo principal de suas ações no sentido de melhorias para estes associados e cooperados e não somente a questão financeira . Digo isto porque o futuro de todo nosso parque cafeeiro esta centrado , evidentemente ,nas boas práticas hoje implantadas e principalmente na diminuição do êxodo rural .
|
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
CAFÉPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES EM PARCERIA COM A CAFÉ EDITORA
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Barão de Tatuí, 387 - Vila Buarque - São Paulo (SP)
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex