ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na cafeicultura, aplicação de corretivos de solo é de suma importância

ESPAÇO ABERTO

EM 19/07/2017

4 MIN DE LEITURA

1
0
Por Jean Gabriel de Castro Alves

Com o avanço da operação de colheita têm se também o advento do novo ciclo produtivo e com ele, todo o planejamento que envolvem as lavouras a medida em que se aproxima o momento da realização dos tratos culturais demandados para a nova safra.

Dentre os vários procedimentos envolvidos no dia-dia do manejo da lavoura cafeeira, é de fundamental importância a cada ano, o aferimento de todos os componentes que envolvem a aplicação de corretivos de solo tem papel fundamental ao longo da safra. Para tanto a amostragem do mesmo segue sendo a principal ferramenta auxiliar na tomada de decisão técnica.

Nos solos da cafeicultura, é conhecida e difundida pela literatura a importância da calagem na neutralização de componentes da acidez (H+) e na diminuição do efeito tóxico de Alumínio (Al3+) e Manganês (Mn2+), liberando os sítios de fixação e melhorando o desempenho dos nutrientes aplicados via fertilizantes. Além do mais, há melhoria no aproveitamento e a disponibilidade de Fósforo, aumento da atividade microbiana e a consequente liberação de nutrientes provenientes da mineralização da matéria orgânica, melhoria dos atributos físicos do solo e fornecimento de elementos primários essenciais ao cafeeiro tais como Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+), contribuindo para o aumento da saturação por bases.

Características importantes dos corretivos


Derivação Química:
A natureza química, ou a força das bases químicas derivadas do corretivo muito diz a respeito da capacidade temporal de resposta de correção.

    Foto: Divulgação 
                                                Foto: Divulgação

Nutrientes (Ca e Mg): O fornecimento de Cálcio e Magnésio, dois nutrientes de exigência primária pelo cafeeiro por meio de que contém esses elementos têm sido satisfatório, visto o baixo custo relativo desses produtos, ao passo que ao mesmo tempo em que neutralizam a acidez e melhoram o meio fornecem nutrientes para a planta. Abaixo, proporcionalidades de corretivos comumente utilizados na lavoura cafeeira.

Foto: Divulgação
                                                       Foto: Divulgação

Poder de Neutralização (PN), Eficiência Relativa (ER) e Solubilidade

O poder de neutralização (PN) indica a capacidade de neutralização do corretivo, é a porcentagem equivalente em Carbonato. Esse componente pode variar de acordo com a natureza química e o grau de pureza inerente ao corretivo. A eficiência relativa (ER) corresponde à natureza física ou a granulometria das partículas do corretivo. Esses dois componentes multiplicados e divididos por 100 dão origem ao conhecido PRNT (Poder reativo de Neutralização Total).

Foto: Divulgação
                                                  Foto: Divulgação

A solubilidade diz respeito a intensidade de reatividade em água dos corretivos. É uma das mais importantes variáveis, tendo forte influência no residual do mesmo e na velocidade e intensidade de correção. A grau de solubilidade é oriundo dos materiais que deram origem aos corretivos, que em geral possuem elevado grau de dureza e baixa superfície de contato. Os corretivos a base de Óxidos e Hidróxidos possuem a maior solubilidade em relação aos demais. Os corretivos a base de silicatos possuem solubilidade cerca de 7 vezes maior que os corretivos a base de carbonatos. Calcários a base de carbonatos necessitam em média de 66000 litros de água.

Análise das variáveis para tomada de decisão

A tomada de decisão no que se refere a dose, a capacidade e o tempo de resposta de correção que a mesma originará dependerá do entendimento de todos os fatores citados inerentes aos corretivos ao mesmo tempo em que buscando o máximo de eficiência variáveis externas devem ser envolvidas e relacionadas:

Foto: Divulgação
                                                       Foto: Divulgação

A construção de solos corrigidos e com níveis de Ca e Mg satisfatórios e em equilíbrio para o cafeeiro através da utilização de corretivos é possível e economicamente viável. O estado da lavoura, que envolve aspectos como idade, produtividade, estado nutricional aparente, outros fertilizantes a serem aplicados (nitrogenados, que causam acidez fisiológica) deve ser confrontado com a amostragem química da área, que permite por exemplo a visualização dos níveis nutricionais e do equilíbrio entre os nutrientes, além do teor de acidez e de elementos como Alumínio e Manganês atuais deste solo. Portanto, o manejo é pautado na busca do equilíbrio solo e planta, através da utilização de um corretivo com características que possibilitam o suprimento dos nutrientes (Cálcio e Magnésio) em equilíbrio ou em busca dele ao mesmo tempo em que corrige a acidez, na velocidade e no tempo que a análise química atual do solo e o cafeeiro demandam.

O planejamento também envolve fatores imutáveis tais como o ambiente, e a granulometria do solo, sendo o conhecimento destes fundamental para o confronta mento de informações com os fatores intrínsecos à lavoura, a análise de solo, e as características dos corretivos onde a relação destes influenciam com e diretamente nas variáveis inerentes à aplicação no modo e tempo corretos, possibilitando bom custo benefício e consequentemente alcançando resultados satisfatórios.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EUFRASIO BONFIM DOS SANTOS

JUNQUEIRÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/07/2017

Qual  a época propícia para aplicar calcário para correção do solo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures